Política de Sustentabilidade



1. OBJETIVO

O objetivo desta Política é formalizar o compromisso da Companhia com o desenvolvimento sustentável buscando, constantemente, a redução de impactos para o meio ambiente e o equilíbrio entre responsabilidade social e desenvolvimento econômico-financeiro. Dessa forma, esta Política estabelece diretrizes a serem observadas no âmbito de todas as unidades de Lojas Americanas e de B2W, bem como também no relacionamento com todas as demais partes interessadas, sejam clientes, acionistas / investidores, Associados, fornecedores e sociedade.

2. CAMPO DE APLICAÇÃO

Esta política se aplica a todas as áreas de Lojas Americanas, B2W e de todas as controladas das duas companhias.

3. DEFINIÇÕES

  • B2W Digital: Companhia de capital aberto controlada de Lojas Americanas, detentora, dentro outros, dos sítios de internet www.americanas.com.br; www.submarino.com.br, www.shoptime.com.br, que operam no ramo de e-commerce.

  • Lojas Americanas: Companhia de capital aberto, que opera no ramo de comércio varejista.

  • Grupo Lojas Americanas: engloba Lojas Americanas, B2W e todas as demais empresas a elas relacionadas como controladas diretas e indiretas, atuais e futuras e se aplica individualmente a qualquer das empresas que o compõem.

  • GHG: designa o Programa Brasileiro GHG Protocol, que tem como objetivo estimular a cultura corporativa para a elaboração e publicação de inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

  • CDP: O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos cujo objetivo é criar uma relação entre acionistas e empresas, focada em oportunidades de negócio decorrentes do aquecimento global.

  • Presidência: Diretor Superintendente/Presidente de Lojas Americanas e da B2W Digital, principais executivos do Grupo Lojas Americanas.

  • Diretoria: Primeiro nível de executivos que se reportam diretamente à presidência.

4. CONTEÚDO PADRÃO

4.1. Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável, segundo o Grupo Lojas Americanas

Sustentabilidade é a geração de valor econômico em conjunto com a criação de valor para a sociedade e com a preservação dos recursos ambientais. É, também, uma forma de comprometimento e de condutas e práticas no presente, com a preocupação de não sacrificar as condições ambientais deixadas para as gerações futuras.
A Companhia acredita que práticas que contemplem o desenvolvimento econômico, social e ambiental no modelo de negócio, contribuem para torná- la sustentável.
Buscamos entender e atender às expectativas gerais que todas as partes interessadas têm em nosso negócio, pautando, de forma ética e transparente, todos relacionamentos com os públicos de interesse.

4.2. Papéis e Responsabilidades Socioambientais

Conforme definido na Política Corporativa de Recursos Humanos, ficam atribuídos os seguintes papéis e responsabilidades Socioambientais:

4.2.1. Presidência e Diretoria

  • Zelar pela sustentabilidade do Grupo Lojas Americanas, incorporando, na definição dos negócios e operações, de ordem social e ambiental, promovendo assim, a melhoria contínua do desempenho ambiental e da gestão climática de todas as empresas do Grupo.

4.2.2. Gerência de Sustentabilidade

  • Mensurar, no mínimo anualmente, as emissões de Gases de Efeito Estufa da Companhia e buscar reduzi-las e/ou mitigar seus efeitos;

  • Monitorar indicadores ambientais relevantes;

  • Desenvolver campanhas de engajamento e conscientização de todos os stakeholders, com ênfase em datas comemorativas, tais como Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Água, entre outros;

  • Evoluir na gestão de resíduos da Companhia, promovendo o descarte e a destinação adequados e a reciclagem;

  • Reportar anualmente os progressos ambientais e climáticos do Grupo Lojas Americanas em documento público;

  • Promover o consumo consciente e a utilização racional de recursos ambientais;


  •  

4.2.3. Demais Gerências

Atuar de forma social e ambientalmente responsável, buscando reduzir impactos ambientais dos negócios e operações do Grupo Lojas Americanas.

4.3. Cultura Corporativa

O primeiro passo para formalizar o compromisso com o desenvolvimento sustentável é abordar o tema com ampla disseminação da Cultura Corporativa.

A Cultura Corporativa do Grupo Lojas Americanas vem refletida na Missão, Visão e Valores e Princípios das empresas que compõem o Grupo Lojas Americanas, e que remetem a aspectos econômicos, sociais e ambientais do negócio.

Missão

“Realizar os sonhos e atender as necessidades de consumo das pessoas, poupando tempo e dinheiro e superando as suas expectativas.”

Visão (Lojas Americanas)

Ser a Melhor Empresa de Varejo do Brasil.

Pelos clientes, sermos considerados a melhor opção de compras.
Pelos acionistas/ investidores, sermos considerados o melhor retorno no segmento.
Pelos associados, sermos considerados a melhor opção de desenvolvimento profissional.
Pelos fornecedores, sermos considerados o melhor canal de distribuição.
Pela sociedade, sermos considerados uma empresa social e ecologicamente responsável.

Visão (B2W)

Ser a maior e mais querida Companhia Digital da América Latina.

Por que América Latina?
A América Latina é o mercado de e-commerce de mais rápido crescimento no mundo.

Maior
Aumento contínuo da receita, ganhando participação de mercado nos próximos anos.

Mais querida
Estabelecer um novo padrão de experiência de consumo digital na América Latina.
Criar e operar as marcas mais queridas.

Digital
Pensar com uma mente digital, investindo em tecnologia e inovação, incluindo iniciativas multicanais.

Companhia
Ampliar o foco para além do varejo digital, incluindo outros modelos de negócios digitais.

Valores

Ter as melhores pessoas;
Ser um bom “Dono do Negócio”;
Buscar a excelência na operação;
Ter foco no cliente;
Delta – Fazer mais e melhor a cada dia;
Ser obcecado por resultados.

Princípios

Pessoas

Um sonho grande e desafiador faz todo mundo remar na mesma direção;
Gente boa, trabalhando em equipe, crescendo na medida do seu talento e sendo recompensada por isso, é o maior ativo da empresa;
Escolher pessoas melhores do que eles próprios, treiná-las, desafiá-las e mantê-las, é a principal tarefa dos administradores;
A liderança, por exemplo pessoal, é vital, tanto nas atitudes heroicas, quanto nos pequenos gestos do dia a dia.


Método

Foco é essencial. Não dá para ser ótimo em tudo, tem que se concentrar no essencial;
Tudo tem que ter um dono com responsabilidade e autoridade. O debate é bom, mas no final alguém tem que decidir;
Bom senso é tão bom quanto grandes conhecimentos. O simples é melhor que o complicado.

Resultado

Obsessão com custos e despesas, que são as únicas variáveis sob o nosso controle, ajuda a manter a sobrevivência a longo prazo;
Entender velocidade, urgência e complacência zero, como fatores de vantagem competitiva duradouras;
Ética, trabalho duro e consistência são a base para o crescimento da Companhia.

4.4. Relacionamento entre as partes interessadas

O Grupo Lojas Americanas se compromete com um relacionamento baseado na ética e transparência com todos os públicos. Relações sustentáveis de qualidade somente são construídas com respeito, confiança e transparência e com o cumprimento dos direitos e deveres por todas as partes envolvidas.

4.4.1. Associado

São esperados de todos os associados, a cordialidade no trato, a confiança, o respeito, a conduta digna e honesta, independentemente de qualquer posição hierárquica, cargo ou função.

a) Valorização da diversidade

O Grupo Lojas Americanas acredita que a diversidade contribui com diferentes visões de mundo e enriquece o trabalho, fazendo com que o atendimento a todos os clientes seja cada vez melhor. Assim, são intoleráveis quaisquer formas de discriminação, incluindo as relacionadas a:

etnia;
origem;
gênero;
orientação sexual;
crença religiosa;
convicção política ou ideológica;
condição de sindicalização;
classe social;
existência de deficiência ou doença não contagiosa por contato social;
estado civil;
idade.

Tal princípio ou orientação aplica-se não só ao recrutamento, como também a todas as decisões relativas à formação, promoção, vínculo laboral e condições de trabalho no geral.

b) Segurança e Saúde

A preservação da saúde e da integridade física dos Associados é uma preocupação constante. Dessa forma, o Grupo Lojas Americanas se compromete com os procedimentos e instruções que regulam e preservam a segurança e a saúde no trabalho, e com o estrito cumprimento das leis e normas relativas à Medicina e Segurança do Trabalho, além de buscar oferecer qualidade de vida e bem-estar social aos Associados.

c) Direitos Humanos

A Companhia apoia, respeita e busca promover a proteção dos direitos humanos em todos os âmbitos de sua influência, sendo assim, inaceitável qualquer caso de violação destes direitos, tais como:
Formas de trabalho compulsório ou que firam os direitos do trabalhador previstos por lei;
Uso de mão de obra infantil;
Qualquer forma de abuso ou exploração sexual, conforme definição legal, incluindo de crianças e adolescentes, em todas e quaisquer dependências físicas do Grupo Lojas Americanas, bem como nas de fornecedores e parceiros, condição que constará de todos os contratos mantidos com quaisquer terceiros.

d) Assédio

Manter um ambiente livre de violência ou ameaças é essencial para o desenvolvimento de um excelente ambiente de trabalho. Isto significa que linguagem ou gestos inapropriados ou qualquer tipo de violência não serão tolerados.

Assédio Moral - É inaceitável que qualquer Associado seja exposto a situações humilhantes e constrangedoras, não importando de que forma esteja envolvido. Qualquer conduta negativa que possa caracterizar assédio moral e que desestabilize a relação entre os Associados no ambiente de trabalho será tratada com extremo rigor.
Assédio Sexual - É terminantemente proibida a prática de qualquer forma de assédio sexual. Qualquer comportamento deste tipo, se comprovado, estará sujeito às sanções legais pertinentes.

e) Cumprimento de Compromissos Financeiros

Os associados deverão honrar nos respectivos prazos, todos os seus compromissos financeiros, decorrentes de compras pessoais, realizadas em qualquer unidade das empresas do Grupo Lojas Americanas, de forma a preservar sua imagem e não comprometer sua relação com as empresas e sua atividade profissional.

f) Uso de álcool e drogas ilícitas

É proibido o uso de álcool e drogas ilícitas pelos Associados durante o exercício de suas atividades profissionais e nas dependências de qualquer das empresas do Grupo Lojas Americanas.
Todos os Associados devem assegurar que seu desempenho no trabalho e sua capacidade de discernimento e julgamento não seja afetada pelo consumo de substâncias que possam, de alguma forma, comprometê-los.

g) Liberdade Sindical e Negociação Coletiva

Estão assegurados aos Associados os direitos de livre associação sindical e negociação coletiva.

h) Atividades Políticas

O Grupo Lojas Americanas respeita o direito dos Associados de participarem, como cidadãos, da vida política do País. No entanto, é terminantemente proibido o exercício de atividades político-partidárias no ambiente de trabalho e a utilização, sob qualquer forma, de informações, dados, recursos, bens e equipamentos das empresas do Grupo Lojas Americanas. Os Associados, tampouco, poderão usar uniformes ou crachás de qualquer das empresas do Grupo Lojas Americanas, enquanto participando dessas atividades político- partidárias.

Também é proibida a veiculação de qualquer forma de publicações e/ou propagandas políticas nas instalações ou em quaisquer bens, móveis ou imóveis de propriedade do Grupo Lojas Americanas.

Do ponto de vista individual, cada Associado permanece livre para fazer contribuições pessoais a candidatos e partidos políticos de sua preferência. A contribuição pessoal é responsabilidade de cada indivíduo, desde que não acarrete para o Grupo Lojas Americanas qualquer responsabilidade ou obrigação pelas contribuições pessoais dos seus Associados.

i) Política de Recrutamento e Seleção

Todo aumento de quadro deverá ser aprovado pela Diretoria, e nenhum Associado será admitido sem submeter-se ao processo seletivo. O ingresso nos quadros do Grupo Lojas Americanas não considera vínculo de parentesco ou de qualquer natureza e obedece rigorosamente aos princípios de competência e potencial.

A nenhum Associado é permitido reivindicar, junto a qualquer cliente ou fornecedor, qualquer tipo de favorecimento ou vantagem na contratação ou ascensão profissional, como condição da criação ou manutenção de relacionamento comercial entre o cliente/fornecedor e o Grupo Lojas Americanas.

j) Amigos e Parentes

Todo Associado que tiver conhecimento de parentes na linha direta e na linha colateral até o 4o grau que trabalham ou que venham a trabalhar em empresas concorrentes do Grupo Lojas Americanas devem reportar o fato ao seu gestor imediato e à Superintendência de Recursos Humanos. As relações pessoais não devem se sobrepor à conduta profissional do Associado.

k) Presentes e Brindes

Nenhum Associado pode aceitar presentes, favores, participar de eventos, receber empréstimos ou benefícios especiais de pessoas ou empresas com as quais o Grupo Lojas Americanas tenha ou objetive ter relações comerciais.
O presente ou benefício que, porventura seja enviado, será recebido em nome da empresa do Grupo Lojas Americanas em qualquer dos endereços comerciais e, então, encaminhado aos cuidados do Departamento de Serviços Administrativos.
Os Associados devem informar a todos os fornecedores sobre a política para presentes ou brindes.

l) Privacidade

O Grupo Lojas Americanas está permanentemente empenhado em respeitar a confidencialidade dos dados pessoais dos seus Associados (tais como registros pessoais, fotografias e local de residência). Apenas os dados necessários e/ou obrigatórios por lei são solicitados e retidos. Sua divulgação, quando obrigatória por lei ou determinação de autoridade competente, será feita no estrito limite do que venha a ser requerido.

m) Proteção de Dados e Informações

O Grupo Lojas Americanas mantém controle sobre o tráfego de dados e informações que circulam por seus ambientes. Dessa forma, os Associados deverão impedir que dados e informações a que têm acesso em decorrência de suas atividades profissionais sejam fornecidas a terceiros com desvio dos propósitos a que foram confiados. Os Associados deverão ainda, evitar trafegar informações e dados pessoais ou quaisquer conteúdos estranhos à atividade profissional pelos ambientes do Grupo Lojas Americanas.

4.4.2. Clientes e Consumidores

a) Comunicação

O Grupo Lojas Americanas disponibiliza canais de comunicação para que seus clientes manifestem suas opiniões, solicitem esclarecimentos, deem sugestões ou façam suas críticas, havendo também o compromisso de que ?todas as informações solicitadas sejam atendidas de forma clara e correta e dentro de prazos preestabelecidos.

b) Atendimento

O cliente deve obter respostas, ainda que negativas, às suas solicitações, de forma adequada e no prazo esperado.

No atendimento ao cliente, deverão ser consideradas como premissas básicas:

Tratar o cliente com empatia e entusiasmo;
Ouvir com atenção as dúvidas dos clientes e saná-las de acordo com os procedimentos adotados pelo Grupo Lojas Americanas;
Transmitir segurança e credibilidade ao cliente;
Não utilizar termos informais, diminutivos ou palavras ofensivas;
Não finalizar o contato com o cliente sem que as dúvidas sejam esclarecidas;
Não apagar, copiar ou repassar quaisquer dados confidenciais de clientes a que venha a ter acesso.

c) Qualidade dos produtos e serviços

O Grupo Lojas Americanas se compromete com a melhoria permanente da qualidade de seus produtos e serviços. Caso necessária, compromete-se a realizar a troca de produto , seguindo, além das diretrizes contidas nas normas legais de proteção e defesa do consumidor, procedimento interno estabelecido e previamente informado ao cliente.

4.4.3. Fornecedores e Prestadores de Serviço

a) Igualdade

O Grupo Lojas Americanas dá a todos os seus potenciais fornecedores e prestadores de serviço um tratamento justo e uniforme, Suas decisões pela compra ou contratação de serviço se baseiam em critérios objetivos, tais como preço, qualidade, confiabilidade e honestidade do fornecedor, promovendo, desta forma, uma seleção justa e igualitária.

b) Cumprimento das Leis e Contratos Comerciais

É exigido de todo fornecedor e prestador de serviço o cumprimento das leis vigentes nos campos ambiental, fiscal/tributário e trabalhista e o respeito aos acordos firmados no âmbito dos contratos comerciais, mantendo um relacionamento de transparência, credibilidade e ética. O Grupo Lojas Americanas reserva-se o direito de não contratar, de interromper ou cancelar o relacionamento comercial com fornecedores e prestadores de serviço que não atendam a esses critérios.

Não serão tolerados negócios com fornecedores de reputação duvidosa. É expressamente proibido a todos os Associados efetuar qualquer pagamento impróprio, duvidoso ou ilegal, ou favorecer clientes, fornecedores ou concorrentes pela concessão de benefícios indevidos.

c) Qualidade dos produtos e serviços

O Grupo Lojas Americanas apoia e orienta seus fornecedores para a constante melhoria dos produtos e serviços prestados, sempre de acordo com o padrão de qualidade estabelecido.

d) Direito Autoral

Os produtos desenvolvidos pelos fornecedores com exclusividade para o Grupo Lojas Americanas, a partir de sua orientação e apoio, são propriedade do Grupo Lojas Americanas, estando terminamente vedada sua comercialização para terceiros, a menos que com a prévia e expressa autorização do Grupo Lojas Americanas, necessariamente representado por dois Diretores.

e) Segurança da Informação

Os dados confidenciais deverão ser tratados pelos fornecedores de forma responsável e respeitosa, assegurando-se seu uso exclusivo no desenvolvimento das atividades e serviços prestados ao Grupo Lojas Americanas.

f) Saúde e Segurança

O Grupo Lojas Americanas se compromete com os procedimentos e instruções que regulam e preservam a segurança e a saúde no trabalho, cumprindo rigorosamente as leis e normas relativas à Medicina e Segurança do Trabalho. Dessa forma, reserva-se no direito de não contratar, ou manter relações comerciais com fornecedores, parceiros ou empresas prestadoras de serviço, cujas atividades coloquem em risco a saúde do empregado, violem os princípios da dignidade humana, ou que tolerem tais práticas em suas cadeias de valor, incluindo:

Formas de trabalho compulsório ou que firam os direitos do trabalhador previstos por lei, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho;
Uso de mão de obra infantil;
Qualquer forma de abuso ou exploração sexual, conforme definição legal, incluindo de crianças e adolescentes;

g) Valorização da Diversidade

O Grupo Lojas Americanas não tolera práticas de discriminação por parte de seus fornecedores, parceiros comerciais ou prestadores de serviço, por acreditar que a diversidade contribui com diferentes visões de mundo e enriquece o trabalho.

4.4.4. Acionistas

a) Uso de Informações Sigilosas

O Grupo Lojas Americanas, pela Alta Direção, pela Diretoria e por todos os Associados que tenham acesso a informações privilegiadas e que possam interferir na cotação de mercado de suas ações, compromete-se a manter tais informações no mais absoluto sigilo até o momento de sua publicação oficial, de maneira uniforme a toda a comunidade de investidores e ao mercado em geral, seguindo os procedimentos estabelecidos pelos órgãos reguladores das empresas do Grupo Lojas Americanas de capital aberto.

b) Gerenciamento dos Riscos

O Grupo Lojas Americanas compromete-se em proteger seu patrimônio e imagem por meio da contínua avaliação e gerenciamento dos riscos de seu negócio.

4.4.5. Meio ambiente

Muitas das atividades inerentes à comercialização de produtos e prestação de serviços podem gerar impactos no Meio Ambiente e nas comunidades onde o Grupo Lojas Americanas atua. É responsabilidade de todas as empresas do Grupo Lojas Americanas evitar ou reduzir esses impactos e contribuir para:

Disseminar a consciência ambiental;
Adotar iniciativas para a redução do consumo de energia, água, suprimentos e aumento da coleta seletiva para o descarte e destinação do lixo gerado por todas as unidades do Grupo Lojas Americanas;
Ter atitudes ecologicamente corretas, o que inclui ter em parceria os milhares de fornecedores e milhões de clientes como multiplicadores e partícipes desta política ambiental;
Preservar o Meio Ambiente, atender aos requisitos legais e gerar melhor qualidade de vida para as próximas gerações;
Buscar a melhoria contínua da gestão e do desempenho em sustentabilidade;
Desenvolver novos negócios ou modelos de negócio que sejam capazes de se adaptar às mudanças climáticas, com redução de emissões e/ou consumo de recursos naturais. Neste particular destacam-se dois importantes compromissos públicos e voluntários de que participa, contribuindo para o combate e redução de emissões em razão de m mudanças climáticas:
GHG – Desde 2009, o Grupo Lojas Americanas é membro dessa iniciativa e utiliza esta metodologia para contabilizar as emissões de gases de efeito estufa (GEE). O inventário de emissões auxilia na gestão ambiental e climática das empresas do Grupo Lojas Americanas, permitindo uma avaliação detalhada dos resultados e o monitoramento para futuras ações, com o objetivo de reduzir as emissões de GEE geradas pelo Grupo. Esse inventário é divulgado no site de Relações com Investidores para todas as partes interessadas, em uma área específica da Companhia Verde.
CDP – O Grupo Lojas Americanas busca manter a transparência na maneira como administra o tema aquecimento global, e aceitou o convite da CDP para responder ao questionário nos anos de 2008, 2010, 2011, 2012 e 2013 mantendo permanente diálogo com acionistas, e com o mercado em geral, sobre as oportunidades de negócio que mitiguem os efeitos decorrentes do aquecimento global. Essa ferramenta de comunicação é uma oportunidade de apresentar ao mercado como mede, controla e busca minimizar os impactos relacionados ao aquecimento global.

4.4.6. Governo e Sociedade

a) Poder Público e Legislação

O Grupo Lojas Americanas obedece a todas as leis que regulam suas atividades. A consulta ao Departamento Jurídico é um hábito sempre que existem dúvidas envolvendo a legislação.

b) Combate à Corrupção

A corrupção é inaceitável no Grupo Lojas Americanas, seja praticada por quaisquer Associados, prestadores de serviços, fornecedores, ou por qualquer participante da cadeia de valor. Este comportamento não se adequa à Cultura Corporativa, não beneficia as comunidades e representa um custo para o Grupo Lojas Americanas. O suborno é uma forma de corrupção e é ilegal.

c) Defesa da Concorrência

O Grupo Lojas Americanas e seus Associados se comprometem a adotar práticas de defesa da concorrência, prevenindo e reprimindo ações que possam atentar contra a ordem econômica, baseada na liberdade de iniciativa e na livre concorrência. O Grupo Lojas Americanas tem como objetivo gerar igualdade de oportunidade nas disputas de mercado.

4.5. Princípios de Relacionamento

Os Princípios de Relacionamento desenvolvidos pelas empresas que compõem o Grupo Lojas Americanas baseiam-se em valores da Cultura Corporativa e respeitam códigos de autorregulamentação do setor e toda a legislação aplicável, garantindo o alinhamento com preceitos éticos e de respeito ao consumidor, ao cidadão e ao meio ambiente.

São de responsabilidade de Associados, terceiros e parceiros, a qualidade e confiança nos relacionamentos com todos os públicos de interesse do Grupo Lojas Americanas.
Sempre prezar pela exatidão no cumprimento das obrigações legais, assim como dos parceiros de negócio, refletindo na reputação e na credibilidade do Grupo Lojas Americanas.
As solicitações de entrevistas e/ou de declarações devem ser encaminhadas à Assessoria de Imprensa interna, que fornecerá, quando não confidenciais, informações claras, amplas e verídicas sobre nossas atividades, práticas e compromissos.
As solicitações de informações financeiras e/ou de negócios devem sempre ser submetidas à Diretoria.

4.6. Relatórios Empresariais e Registros Financeiros

Para registro e divulgação de informações ao mercado e aos seus públicos de interesse, o Grupo Lojas Americanas possui controles internos e externos, que compreendem um conjunto de políticas, normas e procedimentos, visando proteger os ativos corporativos e a garantir a gestão eficiente de operações.

A divulgação de informações financeiras deve estar em conformidade com a legislação societária e as práticas contábeis vigentes no Brasil.

Para divulgação de Informações Sociais e Ambientais o Grupo Lojas Americanas busca seguir as melhores práticas adotadas mundialmente para relatórios dessa natureza:

sempre registrar e classificar as transações no período contábil apropriado e na conta e departamento corretos;
orçamentos e balanços devem ser sustentados pela documentação apropriada e seguir todas as normas aplicáveis;
garantia de que todos os relatórios estejam completos, justos, precisos, pontuais e compreensíveis;
cumprimento da periodicidade obrigatória para o Registro Financeiro e da periodicidade estabelecida para os Relatórios Empresariais e de Sustentabilidade;
garantir a veracidade de todas as informações inseridas e a autenticidade de documentos para não comprometer seu valor documental, devendo o Associado que tomar conhecimento de omissão, falsificação ou imprecisão nos registros empresariais ou de qualquer violação dos controles internos, relatar o fato imediatamente à sua gerência ou à Diretoria.

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