POLÍTICA DE VOLUNTARIADO



1. OBJETIVO

A Política Corporativa de Voluntariado tem como objetivo dar conhecimento das iniciativas de responsabilidade social que a Companhia apoia e fomentar a adesão de associados, na condição de voluntários, aos programas sociais apoiados pela Companhia que visam a promoção do desenvolvimento local de forma sustentável.

2. CAMPO DE APLICAÇÃO

Esta Política tem como público-alvo todos os associados de Lojas Americanas, B2W Digital e subsidiárias.

3. DEFINIÇÕES

  • B2W Digital: Companhia de capital aberto controlada de Lojas Americanas, detentora, dentre outros, dos sítios de internet www.americanas.com.br; www.submarino.com.br, www.shoptime.com.br, www.soubarato.com.br, que operam no ramo de e-commerce.

  • Lojas Americanas: Companhia de capital aberto que opera no ramo de comércio varejista de mercadorias e serviços por meio de lojas físicas.

  • Companhia: engloba Lojas Americanas, B2W Digital e todas as demais empresas a elas relacionadas como controladas diretas e indiretas - atuais e futuras - e se aplica individualmente a qualquer das empresas que compõem o mesmo grupo econômico.

4. CONTEÚDO DO PADRÃO

A gestão dos programas sociais apoiados pela Companhia é de responsabilidade da área de Sustentabilidade em parceria com Recursos Humanos e a Política de Voluntariado busca engajar toda a alta gestão da Companhia, reconhecendo e valorizando o associado voluntário.

4.1. Beneficiários

  • Projetos sociais de iniciativa de Lojas Americanas e B2W Digital ou por elas apoiados;

  • Organizações Sociais parceiras de Lojas Americanas e B2W Digital;

  • Instituições sociais indicadas por voluntários (desde que atendidos os requisitos necessários conforme a avaliação da equipe de gestão dos programas apoiados pela Companhia e desde que as ações sejam viáveis em termos de recursos financeiros e humanos);

  • Comunidades no entorno de Lojas Americanas, B2W Digital e subsidiárias.

4.2. Voluntariado

  • A Companhia divulgará amplamente as ações sociais em que esteja envolvida, facultando aos associados delas participar ativamente. Associados que tenham interesse em participar dos programas na condição de voluntários serão informados de que tais atividades não serão remuneradas, não geram quaisquer direitos trabalhistas em relação à Companhia e/ou em relação às instituições apoiadas e devem ser exercidas fora do horário de expediente. Excepcionalmente, se houver necessidade de execução durante a jornada normal de trabalho, será imperiosa a concordância expressa do superior imediato do associado, que abonará as horas dedicadas a tais atividades de voluntariado. O associado que optar por ser voluntário em qualquer programa desenvolvido ou apoiado pela Companhia não está ou estará autorizado a representar a Companhia para qualquer finalidade.

  • A Companhia, apenas para fins de controle e gestão da consecução dos projetos, manterá cadastro de todos os associados voluntários (Termo de Voluntariado), sendo certo que nenhuma penalidade funcional lhes poderá ser aplicada se os programas e projetos não puderem ser concluídos ou mesmo se forem descontinuados por qualquer motivo. O associado voluntário pautará sua conduta de acordo com esta Política e com as diretrizes da Política Corporativa de Sustentabilidade e do Código de Conduta, das quais declarar-se-ão cientes no momento da assinatura do Termo de Voluntariado.

CONTATO

Nosso E-mail
cia.verde@lasa.com.br

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

logo americanas