RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - ASSOCIADOS



APRESENTAÇÃO 

Sabemos a importância de estreitar laços com os nossos públicos de interesse, entre eles os nossos associados. Por isso, realizamos pelo segundo ano consecutivo o nosso Relatório de Sustentabilidade no modelo da Global Reporting Initiative (GRI) – o documento completo pode ser acessado em nosso site de RI: http://ri.lasa.com.br/ 

Aqui, nesta edição especial do nosso Relatório, você irá encontrar os destaques mais relevantes do ano de 2013 para você, associado, que divide conosco essa conquista! 

MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO 

Estamos comprometidos com uma gestão de alto padrão de sustentabilidade.

O ano de 2013 foi marcado por muitos avanços e conquistas em relação ao nosso comprometimento com a disseminação do conceito de sustentabilidade nas práticas de gestão corporativa. Seguimos firme com o compromisso de redução dos impactos ambientais das nossas atividades, associada ao fortalecimento do desenvolvimento social e ao crescimento econômico com visão de longo prazo nas localidades onde estamos presentes. Essas iniciativas são lideradas pela área de Sustentabilidade da Companhia, em parceria com o comitê Companhia Verde, criado em 2007 para desenvolver as iniciativas ambientais, sociais e econômicas do negócio. 

Sabemos que o nosso time está preparado e apoia nossa visão de “ser a melhor empresa de varejo do Brasil”. Somadas, as nossas melhores práticas e ferramentas de responsabilidade social corporativa, vem fortalecendo as percepções positivas da sociedade sobre o nosso jeito de fazer negócios. Assim seguiremos ampliando relacionamentos de confiança com os nossos associados e outros públicos de interesse. 
 

A ADMINISTRAÇÃO 

A Lojas Americanas

ESTAMOS PREPARADOS PARA CONTINUAR CRESCENDO

Aos 84 anos, presente em todas as regiões do País, a Lojas Americanas é sinônimo de liderança no varejo brasileiro. 

Há 84 no mercado, a nossa Companhia foi fundada em Niterói (RJ), e está presente em todas as regiões do país (25 estados mais o Distrito Federal), com 838 lojas – 540 no formato Tradicional e 298 no formato Express. 

As lojas tradicionais possuem área média de vendas de 1.400 metros quadrados, reposição diária de estoques e aproximadamente 60 mil itens. O modelo Express segue o conceito de lojas menores, com área média de vendas de 400 metros quadrados, logística just-in-time e sortimento selecionado em torno de 15 mil itens, adequado às características de cada localidade e ao perfil dos clientes dessas lojas. 

Desde 1929, quando foi fundada, em Niterói (RJ), ocorreram muitas mudanças no setor de varejo brasileiro. A essência do nosso modelo de atuação, no entanto, permanece a mesma: garantir aos clientes a maneira mais conveniente de fazer compras. 

Atendimento multicanal 

Para atendermos as expectativas dos nossos clientes da maneira mais conveniente, operamos com uma estrutura que vai além das lojas físicas, a Lojas Americanas é controladora da B2W Digital – que opera por meio de uma plataforma digital, com negócios que apresentam forte sinergia e um modelo único de negócios, multicanal, multimarca e multinegócios. Com a B2W Digital somos líder no e-commerce da América Latina, oferecendo mais de 35 categorias de produtos e serviços. A Companhia possui um vasto portfólio com as marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime, B2W Viagens, Ingresso.com, Submarino Finance e SouBarato, que atingem o cliente por meio dos canais de distribuição internet, televendas, catálogos, TV e quiosques. 

Investimentos 

Buscamos, permanentemente, soluções capazes de conciliar o desempenho econômico positivo com ações de desenvolvimento social e ambiental. 

Em 2013, a Lojas Americanas (controladora) investiu o total de R$ 632,8 milhões, com ênfase em: expansão, reforma da rede de lojas e atualização tecnológica. Nesse total, estão considerados os investimentos em bens destinados a aluguel e outros, no valor de R$ 31,8 milhões. 



Em 24 de janeiro de 2014, informamos por meio de Fato Relevante que celebramos um Acordo de Subscrição de Ações com B2W Digital, Tiger Global Brazil e Tiger Global Long Opportunities Brazil, o qual estabelece as condições gerais que regulam os aportes de capital de Lojas Americanas e da Tiger Global na B2W. Ao final do processo, a Lojas Americanas permanecerá como controladora da B2W com participação majoritária em seu capital. Tal acordo reafirma a importância da nossa estratégia multicanal, bem como a continuidade dos nossos projetos de expansão, incluindo o programa de abertura de novas lojas físicas. 

Plano de Expansão – Programa “SEMPRE MAIS BRASIL” 

O programa “SEMPRE MAIS BRASIL”, anunciado no final de 2009, previa a abertura de 400 novas lojas no Brasil em 4 anos. 

Em 31 de dezembro de 2009, as 476 lojas da Companhia estavam localizadas em cerca de 150 cidades, em 22 estados mais o Distrito Federal. Com a conclusão do programa de expansão orgânica “SEMPRE MAIS BRASIL – 80 ANOS EM 4!”, a Companhia passa a operar 856 lojas espalhadas por 297 cidades dentro de 25 estados mais o Distrito Federal, o que significa que praticamente dobramos o tamanho da Companhia em apenas 4 anos, concluindo com êxito o desafio divulgado ao final de 2009. 

Nesse período, duplicamos o número de cidades que possuem ao menos uma Lojas Americanas, aumentando a nossa presença nas cidades mais distantes dos grandes centros urbanos e marcando a nossa entrada nos estados do Acre, Amapá e Tocantins. 

Por meio de estudos e análises de viabilidade econômica realizados internamente com a utilização da ferramenta do EVA® (Economic Value Added) em conjunto com dados socioeconômicos (população, renda, acesso a serviços básicos, acesso a bens de consumo e outros), acreditamos que no momento existe a possibilidade do nosso varejo físico estar presente em um número muito maior de cidades, além das 297 cidades em que temos lojas hoje. O estudo demonstra a oportunidade que nós temos para continuar inaugurando lojas nas cidades mais distantes dos grandes centros urbanos. 

Para garantir uma maior eficiência na distribuição das mercadorias, em outubro de 2013 iniciamos as operações do nosso quarto Centro de Distribuição, em Uberlândia (MG). O novo centro garantirá maior agilidade no abastecimento das lojas físicas com o objetivo de oferecer o melhor atendimento aos clientes de Minas Gerais e das regiões Centro-Oeste e Norte. Acreditamos que o novo centro, de aproximadamente 40 mil m², é essencial para garantir a qualidade da expansão planejada para os próximos anos, suportando o crescimento e aumentando a eficiência da logística. 

Plano de Expansão – Próximos Anos 

Ao fim de 2013, nossas lojas estavam distribuídas por 25 Estados do país mais o Distrito Federal, sendo 59,6% na região Sudeste, 17,9% no Sul/Centro-Oeste e 22,5% no Norte/Nordeste. Estamos otimistas para seguir nossa trajetória de crescimento e manteremos o compromisso com a rentabilidade e a habitual disciplina nos estudos de viabilidade econômica para abertura de novas lojas nos próximos anos. 

Com a nossa confiança no desenvolvimento do país, a continuidade do plano de expansão da Companhia vai beneficiar todas as regiões do país. Assim como ocorreu historicamente, o crescimento nos próximos anos deve ocorrer na proporção de 70% em lojas Tradicionais (área média de vendas entre 1.000 m² e 1.500 m²) e 30% em lojas Express (área média de vendas entre 300 m² e 500 m²). Nossa expansão, além de benefícios para o cliente, gera emprego e renda, contribuindo com a redução de desigualdades no Brasil inteiro. 

QUALIDADE NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
 

Nossa missão é realizar os sonhos e atender às necessidades de consumo das pessoas, poupando tempo e dinheiro e superando as suas expectativas 

Atendimento aos clientes 

Para assegurar a satisfação dos nossos clientes, superando as suas expectativas de compras, além de oferecermos variedade e qualidade dos produtos a preços competitivos, não medimos esforços e investimentos para garantir comodidade, informações precisas e canais de contato direto conosco. Para isso, capacitamos vocês, nossos associados com as melhores práticas de atendimento e aprimoramos permanentemente as nossas ferramentas de gestão corporativa. 

Temos como prioridade oferecer os mais diversos canais de comunicação, como e-mail, telefone e mídias sociais, para facilitar o contato com os consumidores e solucionar problemas que, por ventura, possam ocorrer. Nesse caso, temos o compromisso de resolver 100% das questões relatadas em, no máximo 72 horas, por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que pode ser acionado a partir das ferramentas mencionadas. 

Em relação ao atendimento nas lojas, 60% das questões relatadas pelos clientes correspondem às dúvidas e sugestões. Quanto às reclamações, realizamos treinamentos internos e adotamos ações corretivas para minimizá-las. 

Além disso, realizamos um monitoramento da satisfação dos clientes, por meio dos sites externos de reclamações, como o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br), canal pelo qual apresentamos feedback das manifestações recebidas. Esse espaço virtual considera os seguintes indicadores: índice de resposta, índice de solução, índice de clientes que voltariam a fazer negócio, além de nota média dada pelos consumidores e do tempo médio de resposta. 

Em 2013, conforme havíamos traçado como meta, além de ampliarmos ainda mais os nossos canais de comunicação, desenvolvemos novas ferramentas de monitoramento da satisfação dos clientes. Com isso, chegamos a importantes resultados que reforçam a certeza de que estamos no caminho certo para fazer sempre mais e melhor na nossa gestão. Por meio de pesquisa, constatamos que o índice de soluções de questões foi de 96,4%, o de clientes que voltariam a fazer negócio conosco foi de 87,9% e recebemos nota 8,28 do consumidor. Esses dados muito nos motivam a seguir o processo de aprimoramento contínuo e por isso definimos metas ousadas para 2014. No próximo ano esperamos um índice de soluções superior a 98,2%, um mínimo de 90,5% de clientes que voltariam a fazer negócios conosco e nota 8,72. 

Canais de comunicação aprimorados 

Como forma de promover maior integração com os nossos clientes, ativo fundamental da Companhia, diversos canais de comunicação foram aprimorados, facilitando, ainda mais, o contato direto conosco. 

Destacamos, como parte das ações, as células internas dedicadas ao atendimento de dúvidas, críticas ou reclamações dos clientes (apresentadas nas lojas físicas, por meio do atendimento de cartas de informações preliminares – CIPs – enviadas pelo Procon). 

Também reforçamos a interação com o cliente no Reclame Aqui e no suporte às lojas para tratamento das reclamações no pós-venda, e estabelecemos metas de celebração de acordos no âmbito do Procon, de forma a atender às expectativas dos clientes na resolução das demandas. 

Tais medidas reforçam o compromisso da Companhia com o cumprimento às determinações expressas nos Códigos de Defesa do Consumidor e outras especificadas no sistema legal brasileiro. 

A identificação da causa fundamental de reclamações de clientes possibilitou rever procedimentos internos e também toda a cadeia de fornecimento, o que se reflete em uma redução substancial de demandas contra a Companhia. 

Prêmios e Reconhecimentos

Orgulho e sensação de dever cumprido, esses foram os sentimentos durante as premiações que tivemos em 2013. Em novembro a Lojas Americanas foi vencedora do Prêmio Época Reclame Aqui na categoria Rede de Varejo e a nossa controlada B2W Digital foi campeã em quatro categorias dessa mesma premiação – a Americanas.com venceu na categoria Comércio Eletrônico – Grandes Operações de Eletrônicos, enquanto a Ingresso.com conquistou o prêmio de Internet – Ingressos, o Submarino ganhou em Turismo e Lazer – Serviços e, ainda, a Blockbuster Online foi vencedora em Internet – Serviços. Esse prêmio foi criado com o objetivo de incentivar as empresas a buscar excelência no atendimento, realizando esforços para melhorar o relacionamento com o consumidor e atingir alto índice na solução de problemas. Estamos muito felizes por mais essa conquista.

Outro prêmio que nos deixou muito felizes foi o de Maiores e Melhores da revista Exame, no qual a Lojas Americanas ficou em 1º lugar na categoria Varejo, além de ter ocupado a 57ª colocação das Maiores Empresas do Brasil. A controlada B2W também foi contemplada em outras duas importantes premiações, em 2013. Ficou em 1º lugar na América Latina no Prêmio Internet Retailer. Já a Americanas.com venceu, pela sétima vez consecutiva, o Top of Mind Internet, na categoria e-commerce.

Em levantamento feito pela consultoria Deloitte (Os Poderosos do Varejo Global) e divulgado na revista Exame, a Lojas Americanas foi destaque por ser a única varejista brasileira entre as 250 maiores do setor no mercado mundial. Esse resultado obtido foi com base na receita de 2012 das principais empresas de varejo do mundo. Saber que fazemos parte das maiores do mundo nos motiva a superar e trazer cada vez mais resultados positivos. 

NOSSOS TALENTOS

O aprimoramento contínuo é essencial ao desenvolvimento dos nossos associados e ao fortalecimento da excelência na gestão de gente 

Entendemos que a capacitação é um fator estratégico para desenvolver talentos e promover habilidades essenciais, como liderança, orientação para resultados e visão estratégica. Para isso, realizamos diversos programas de treinamento pessoal que contribuem tanto para o desenvolvimento profissional dos nossos associados, quanto para disseminar a nossa cultura – baseada em um sistema de meritocracia e no comprometimento de longo prazo. 

Alinhados aos princípios da Companhia, nossos programas de desenvolvimento de gente estão estruturados em três pilares: pessoas, método e resultados. Com o objetivo de buscar o aprimoramento contínuo dos profissionais e contribuir para a excelência na gestão corporativa, oferecemos capacitação específica para cada desafio assumido pelo associado. 

Princípios da Companhia Acreditamos que as pessoas fazem a diferença em qualquer segmento de negócio. Com isso, valorizamos sempre as nossas equipes, por meio de programas de capacitação e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, reconhecendo a importância de todos para alcançar nossas metas. Para isso, sabemos que temos ao nosso lado pessoas, como você, comprometidas e dedicadas. 

Temos como prática adotar iniciativas que contribuem para revelar talentos e habilidades imprescindíveis às nossas atividades. O resultado dos investimentos se reverte na valorização do empenho de cada um e no estímulo à superação dos desafios. Tudo isso, por sua vez, resulta na busca permanente de excelência no atendimento aos nossos clientes. 

Pessoas
 

  • Um sonho grande e desafiador faz todo mundo remar na mesma direção.

  • Gente boa, trabalhando em equipe, crescendo na medida de seu talento e sendo recompensada por isso, é o maior ativo da empresa.

  • Escolher pessoas melhores do que eles próprios, treiná-las, desafiá-las e mantê-las é a principal tarefa dos administradores.

  • A liderança por exemplo pessoal é vital, tanto nas atitudes heroicas quanto nos pequenos gestos do dia a dia.

 

Método
 

  • Foco é essencial. Não dá para ser ótimo em tudo, tem que se concentrar no essencial.

  • Tudo tem que ter um dono com responsabilidade e autoridade. O debate é bom, mas no final alguém tem que decidir.

  • Bom senso é tão bom quanto grandes conhecimentos. O simples é melhor que o complicado.

 

Resultado
 

  • Ser obsessivo com custos e despesas, que são as únicas variáveis sob o nosso controle, ajuda a manter a sobrevivência de longo prazo.

  • Entender velocidade, urgência e complacência zero como fatores de vantagem competitiva duradoura.

  • Ética, trabalho duro e consistência são a base para o crescimento da Companhia.

 

Você Sabia?
 

  • É uma prática da Companhia atuar em prol da diversidade e da igualdade de oportunidades no trabalho. Assim, em 2013, o quadro profissional da Lojas Americanas contou com 18.870 associados, dos quais 11.097 mulheres e 7.773 homens.

  • Entendemos que, para promover a igualdade entre homens e mulheres e garantir que políticas salariais de contratação e promoção eliminem toda possibilidade de discriminação relativa ao sexo, a maior vertente da Companhia para desenvolvimento e promoção das pessoas é a meritocracia. Dessa forma, todo o nosso time tem as mesmas oportunidades, e ficamos muito felizes em saber que, por mérito de cada uma, a mulher está presente em todos os níveis hierárquicos da Companhia – Conselho de Administração, presidência, diretoria, gerência e ainda é maioria no nosso quadro geral.

  • De forma a contribuir para a facilidade no deslocamento dos nossos associados, damos prioridade à contratação daqueles que sejam moradores das áreas do entorno das nossas unidades, como Lojas e Centros de Distribuição. Com isso também atuamos no desenvolvimento das regiões em que estamos instalados. Ao exemplo do que ocorreu no ano anterior, em 2013, a maior parte dos funcionários contratados pela Companhia, assim como aqueles da alta gerência (diretores e gerentes), eram de suas respectivas regiões.

  • Como parte do processo de estímulo ao desenvolvimento de carreira, nos últimos dois anos, 100% dos associados em cargos administrativos na Companhia foram submetidos à avaliação de desempenho. A meritocracia é uma das mais fortes diretrizes da nossa Gestão de Gente e da nossa cultura. Nesse sentido, entendemos que, mais bem avaliados, nossos times estarão mais preparados para usufruir dos resultados dos seus esforços. Para contribuir com esse processo, garantimos feedback individual.

  • O DAP – Departamento de Administração de Pessoal – está disponível o ano inteiro para sanar quaisquer dúvidas dos associados em relação à liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do seu direito à negociação coletiva. Suas dúvidas permanecerão apenas entre você e o DAP, o direito ao sigilo é garantido para quem desejar.


Aprendizado de alto nível

Nossa universidade corporativa está presente em 10 Estados brasileiros e tem contribuído para a qualificação do nosso time

Sabemos que disseminar conhecimentos, aprimorar habilidades e promover mudanças de atitudes no dia a dia são questões essenciais à gestão de recursos humanos de qualquer empresa. Para ampliar o alcance dessas e de outras medidas de aperfeiçoamento pessoal e profissional, os treinamentos representam uma das ferramentas gerenciais mais fundamentais de uma corporação que se preocupa com a satisfação dos seus clientes e stakeholders.

Equipes capazes de responder aos desafios relacionados a qualquer segmento de atividades e empenhadas no processo de aprendizado permanente fortalecem as práticas mais inovadoras e são também, formadas por pessoas mais felizes no que fazem. Os resultados, ao final, revertem-se em favor dos negócios e de toda a sociedade.

Reflexões como as mencionadas são parte das inspirações que temos buscado para fortalecer práticas gerenciais capazes de promover grandes transformações na nossa Gestão de Gente. Assim, desde 2005, quando criamos o Centro de Desenvolvimento Americanas (CDA) – local preparado para o seu treinamento e desenvolvimento –, temos alcançado grandes avanços na realização de cursos e treinamentos. Para isso, adotamos inúmeras ferramentas educacionais presenciais e também atuamos por meio de videoconferência ou e-learning, uma vez que fazemos treinamentos a distância, pois estamos presentes em todas as regiões do país e precisamos desenvolver você e todo o nosso time. Além de todo o conteúdo educativo desenvolvido internamente, temos parcerias com importantes universidades nacionais e internacionais, como Harvard e Stanford, entre outras. Assim, por meio de cursos e treinamentos diversos, temos contribuído para elevar constantemente o grau de conhecimento dos nossos executivos e, consequentemente, gerado valor para a Companhia.

Nossa universidade corporativa está sediada no Rio de Janeiro, com presença também em São Paulo e em mais oito Estados. Em 2013, algumas importantes ações educativas com enfoque nas lideranças da Companhia foram realizadas, dentre as quais se destacam dois tipos de treinamentos, sendo um gerencial, para vários níveis de comando, e outro executivo, com professor da Universidade de Harvard, especialista em Gestão de Talentos, destinado aos profissionais de alta gerência.

Resultados positivos

No Programa MBA Internacional, onze profissionais, entre brasileiros, portugueses e americanos, foram admitidos e acompanhados segundo a diretriz de preparação para ocuparem posição de alta liderança. 

Para dar suporte ao plano de expansão da Companhia, em 2012 começamos a expandir e criar novos polos com estrutura destinada exclusivamente à capacitação dos nossos associados. Nesse sentido, em 2013 alcançamos um total de 127.772 horas de treinamento focado no aperfeiçoamento de habilidades do nosso time em todas as áreas da Companhia. 

Como parte da programação educacional, demos continuidade a um modelo de treinamento denominado “Focado na Venda”, destinado aos gerentes de compras, gerentes de lojas, compradores e supervisores de lojas. Por meio dessas atividades, os lançamentos e os itens considerados apostas de venda para alavancar os resultados da Companhia são apresentados aos associados. Os encontros são presenciais e por videoconferência, tendo a participação tanto de palestrantes do nosso próprio quadro de pessoal como de convidados famosos para motivar o nosso time de Lojas e alavancar as vendas. 

Outro treinamento fundamental para o processo de desenvolvimento é o “Credenciamento no Cargo”. Destinado aos operadores, supervisores, gerentes comerciais e gerais, é realizado em formatos presencial e e-learning, com atividades que fazem parte do plano de carreira e contribuem para que eles possam se desenvolver e exercer melhor suas funções, principalmente o atendimento aos clientes. 

Valor reconhecido 

Formar talentos dentro de casa. Isso tem feito a diferença nos resultados ao longo da nossa trajetória 

Investimos no aprimoramento da nossa estratégia de recrutamento, seleção e retenção profissional ao longo do tempo. No entanto, preservamos características importantes na nossa forma de identificar e valorizar profissionais interessados em construir carreira na Companhia. Assim, desde o início do processo seletivo, buscamos pessoas alinhadas com os nossos valores e princípios para formar talentos dentro de casa, um diferencial da nossa atuação. 

As oportunidades oferecidas ocorrem por meio dos nossos programas de estágio, trainee e de novos talentos que contribuem para o recrutamento de jovens universitários e recém-formados em universidades brasileiras e estrangeiras de referência. Essas são importantes portas de entrada na Companhia e já nos ajudaram a identificar talentos promissores que aqui chegaram e estão desenvolvendo carreiras de sucesso conosco. Mais da metade dos nossos diretores entraram na Companhia por esses programas. 

Pacote de benefícios 

Além dos benefícios obrigatórios pela legislação, como seguro de vida e vale-transporte, oferecemos também plano de saúde, alimentação ou vale-refeição e desconto na compra de produtos na Lojas Americanas e nos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime. 

A preocupação com o seu bem-estar dos também envolve o fator educacional. Nesse sentido, mantemos convênios com os melhores cursos de idiomas e universidades. Para os associados que apresentam potencial de crescimento e resultados acima da média, que tenham completado dois anos de trabalho, a Companhia possui a Faculdade do Varejo. Esse programa tem como objetivo ajudá-los a se qualificar ainda mais, ampliando, consequentemente, suas chances de crescimento na carreira. 

Perspectivas 

A partir da pesquisa de clima que aplicamos pela primeira vez em 2013 e de outras iniciativas, como processos de Gente e Gestão em novas unidades de negócios, implantaremos em 2014 medidas de engajamento e qualidade de vida aos nossos funcionários. 

Como parte dos desafios que precisamos superar, ressaltamos a importância de avançar no Programa de Capacitação da Liderança, na formação de gerentes para as novas unidades de negócios abertas, de forma a dar suporte à expansão dos negócios, além de disseminar ainda mais a cultura corporativa. 

Para aprofundar nossa atuação como empresa sustentável de forma relevante para os nossos públicos de relacionamento, realizamos uma pesquisa de materialidade incluindo vocês, nossos associados. Tal pesquisa foi realizada por meio de consultas online e também considerou as respostas de fornecedores, funcionários, diretores da Companhia e quatro especialistas em sustentabilidade. 

Abaixo você pode conferir os resultados da pesquisa em nossa Matriz de Materialidade, o eixo interno representa os assuntos mais relevantes dentro da nossa Companhia e o eixo externo aponta os temas de maior importância para a sociedade. 



Através do levantamento das percepções da sociedade sobre a nossa atuação, pudemos definir os temas estratégicos que serão tratados de forma prioritária no ano de 2014. Agradecemos a participação dos associados que fizeram parte dessa pesquisa! Para nós é muito importante saber o que você pensa sobre a Companhia e entender como podemos nos tornar uma empresa ainda melhor. 

GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

Companhia Verde

Buscamos, permanentemente, soluções capazes de conciliar o desempenho econômico positivo com ações de desenvolvimento social e ambiental 

Desde 2007, quando desenvolvemos o conceito de Companhia Verde, com a criação de um comitê multidisciplinar, responsável pelo planejamento e realização de diversas ações, demos passos importantes em prol do fortalecimento de melhores práticas de gestão para a sustentabilidade. Reconhecendo a importância e a relevância do tema para a estratégia e crescimento da Companhia, foi criada em 2012 uma Diretoria de Sustentabilidade que se reporta ao mais alto nível de gestão da Companhia. 

Como parte do processo de avanços desencadeados pela mudança mencionada, existe uma área estruturada, responsável por desenvolver iniciativas capazes de reduzir os impactos ambientais da nossa atuação. Tudo isso permeado por soluções que conciliam o desempenho econômico positivo com ações de desenvolvimento social nas localidades onde estamos presentes. Para tal, atuamos de forma a engajar os nossos stakeholders nas nossas atividades. 

Consideramos fundamental o engajamento dos nossos públicos de interesse para o desenvolvimento socioambiental e econômico da Companhia. Para o alcance desse objetivo, realizamos diversas ações e inserimos na nossa estratégia de sustentabilidade todos os nossos públicos de interesse (associados, acionistas, clientes, fornecedores e sociedade). 

Comunicação pela sustentabilidade

Entendemos que a Comunicação é fundamental para mobilizar a sociedade em favor de causas de interesse coletivo. Nesse sentido, 2013 foi um ano muito significativo, em que inúmeras ferramentas utilizadas pela Companhia Verde alcançaram associados e clientes por meio de ações de sensibilização sobre questões ambientais, de saúde, consumo consciente, entre outras. Pensar sobre esses temas também implica agir. Assim, conseguimos colocar a sustentabilidade em prática no dia a dia de todos nós. 

Integramos o Pacto Global 

Em 2013, ficamos muito orgulhosos em dar mais um passo rumo à mudança de patamar socioambiental e econômico da Companhia. Fortalecendo ainda mais a nossa gestão de alto padrão de sustentabilidade, no dia 1º de novembro, aderimos ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Com a adesão, formalizamos o nosso compromisso em exercer as melhores práticas corporativas de respeito aos Direitos Humanos, bem como ao meio ambiente e à ética nos negócios, ao redor do mundo. Temos grande satisfação de fazer parte dessa iniciativa e ressaltamos o nosso compromisso com: 
 

  • O combate ao trabalho compulsório e infantil;

  • A garantia da liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

  • O combate à corrupção;

  • A valorização da diversidade e o combate à discriminação.


Acreditamos que vamos avançar ainda mais na trajetória que estamos construindo como Companhia Verde, a partir desse importante ato de engajamento corporativo. Como parte dos compromissos assumidos no Pacto Global, relataremos, anualmente, por meio deste relatório, os progressos alcançados em alinhamento aos princípios e valores da ONU.

Preocupação com a saúde

Durante o mês de outubro, fizemos uma grande campanha, com mensagens educativas alertando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, aderimos ao Outubro Rosa, a convite do Ministério da Saúde. Essa é uma importante campanha de conscientização realizada internacionalmente no mês de outubro, com o objetivo de alertar e conscientizar a sociedade e, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. No dia 16 de outubro, os associados atenderam à mobilização e vieram ao trabalho vestidos de rosa, cor que também predominou na decoração da sede e do BIT. Nesse dia também foram distribuídos folders e brindes.

Nos CDs, a equipe médica realizou uma campanha móvel de sensibilização. Mas o incentivo ao engajamento a essa causa foi além do público interno, atingindo também os clientes por meio dos sites, encartes distribuídos nas lojas, PDVs, páginas no Facebook e canal Shoptime, em uma ampla e bem-sucedida parceria de marketing.

Antes disso, demos outro passo importante. Realizamos, pela primeira vez, uma ação focada no Dia Mundial da Saúde (7 de abril). Em uma parceria com o Departamento Comercial, foram distribuídos fôlderes educativos e barrinhas de cereais. Na TV Corporativa, ao longo do dia, foram veiculadas várias dicas de estímulo ao estilo de vida mais saudável, o que inclui melhores hábitos alimentares e prática de exercícios físicos, entre outros cuidados diários.

Em 2014, a Lojas Americanas pretende desenvolver ou patrocinar uma grande ação que incentive a prática de esportes, promovendo estilos de vida saudáveis e o bem-estar dos associados e do público em geral.

PARCERIA COM FORNECEDORES
 

Nosso relacionamento com os fornecedores é pautado pela confiança e pela parceria. Nesse sentido, além do nosso objetivo de ser um excelente canal de distribuição para esses parceiros, atuamos de forma a incentivá-los e a crescer junto com a Companhia.

Adotamos como diretriz corporativa, presente nos códigos de conduta internos, bem como no compromisso internacional firmado por meio do Pacto Global da ONU, critérios rígidos de seleção e contratação de fornecedores, nos contratos novos e nos já firmados.

Entendemos que a escolha dos fornecedores tem grande importância para o planejamento e resultado da Companhia. Assim, o objetivo de exercer práticas rigorosas para a seleção e contratação desses parceiros de negócios é garantir que todos os produtos e serviços oferecidos por nós não apresentem riscos à saúde e segurança dos clientes. Além disso, estamos atentos para que as etapas do processo produtivo das redes com as quais nos relacionamos não sejam contrárias às boas práticas empresariais.

Outra prioridade é a disseminação de princípios de proteção e valorização dos direitos humanos incluídos nos contratos, de forma a contribuir para a erradicação de qualquer forma de trabalho forçado ou em condições contrárias à dignidade humana na cadeia produtiva. Temos, inclusive, cláusulas específicas nesse sentido, além de previsão de medidas punitivas, como descredenciamento imediato, caso haja descumprimento dos acordos.

Nossos processos são desenvolvidos por meio de controles internos, como análise prévia documental, análise de regularidade do fornecedor e cadastro em banco de dados. Também realizamos auditoria com o uso de indicadores que auxiliam o controle e a avaliação dos contratos de fornecimento, conforme graus de criticidade quanto à estrutura do fornecedor, análise do cumprimento das conformidades, bem como estipulação de planos de ação para solução de todas as inconformidades.

A valorização das boas práticas empresariais dos fornecedores é objeto de um projeto de certificação interna e externa. Por meio de um certificado, a Companhia atesta aos fornecedores a qualidade dos produtos e serviços adquiridos.

Ainda como parte do nosso posicionamento sobre o tema, apoiamos diversas iniciativas de entes privados e públicos, engajados na identificação dos riscos e potenciais impactos de violação dos direitos humanos associados à nossa atividade empresarial. Inclusive incentivamos a realização de auditorias e ações de fiscalização internas e externas, de forma a inibir quaisquer atividades contrárias às expectativas dos nossos stakeholders.

SOLUÇÕES ECOEFICIENTES
 

Tecnologias modernas, aliadas a outras ferramentas de gestão geram economia de recursos naturais e financeiros para a Companhia

Construção com selo verde

Contribuindo para o desenvolvimento da Região Portuária, que está passando por um programa de revitalização com o objetivo de requalificar essa região da cidade, em 2013, inauguramos uma nova unidade nessa região. O novo prédio, nomeado de BIT (B2W Inovação e Tecnologia), apresenta diretrizes totalmente sustentáveis, reforçando o nosso comprometimento com práticas de gestão inspiradas por esse importante conceito. Inaugurada em agosto de 2013, essa unidade concentra o time de tecnologia da B2W Digital, empresa controlada pela Lojas Americanas. Na reforma, foram seguidos os padrões de qualidade LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações. Investimos mais de R$ 1 milhão nessa iniciativa, que também tem como ponto alto o reforço à integração e à interatividade entre os associados, já que não existem divisórias nos ambientes de trabalho e, assim, a comunicação é facilitada no dia a dia. 

Desde a concepção do projeto houve uma preocupação com a escolha de materiais e equipamentos que asseguram menores impactos ambientais. Isso significa que a utilização das dependências do BIT, além de oferecer mais conforto e bem-estar aos associados, está associada ao mais alto padrão de consumo responsável, desde recursos naturais, como água e energia, à redução da produção de resíduos. 

Nesse sentido, são vários os diferenciais ambientais do edifício, que tem cerca de 50% da sua estrutura composta de materiais reciclados. Sua fachada, por exemplo, passou por restauração, garantindo assim a arquitetura do antigo empreendimento, o que consequentemente resulta em economia de recursos naturais. Já o sistema de isolamento contribui para o aumento da eficiência energética, juntamente com outras soluções inteligentes, como iluminação sensorial em todo o prédio, o que previne tanto a geração de poluição visual como o consumo desnecessário de energia. 

Lâmpadas fluorescentes T5 – que geram cerca de 5% de economia de energia – e o sistema inteligente de ar condicionado, que evita desperdício na refrigeração das dependências, são outras soluções que também contribuem para a eficiência energética do prédio. Durante a construção, foram adotadas estratégias para que esse sistema fosse protegido contra poeira e umidade. 

Nos banheiros foram instalados dispositivos economizadores de água nas torneiras, como arejadores, restritores de vazão (6 litros/minuto) e válvulas de descarga dual flush. Também foi projetado um sistema de captação e tratamento de água de chuva para aproveitamento nas bacias sanitárias. Os motores e bombas instalados são de alto rendimento e economizadores de energia. 

Buscando incentivar um estilo de vida mais saudável para os nossos associados, construímos um bicicletário e um vestiário especialmente para as pessoas que trabalham nesse prédio e que gostariam de utilizar o transporte alternativo como opção de deslocamento. Essa iniciativa foi muito bem aceita por todos e, com isso, contribuímos para uma redução nas emissões de CO2 que os nossos associados geram no trajeto de casa para o trabalho. 

A coleta seletiva é outro item de grande importância e, com a participação de todos os profissionais que circulam diariamente pelo prédio, os resíduos recicláveis, como metal, plástico, papel/papelão, vidro, pilhas e baterias, têm destinação correta. 

Assim, as características do BIT, somadas às melhores práticas de gestão da unidade, contribuirão, consequentemente, para mais baixas emissões de gases de efeito estufa da Companhia. 

Para dar continuidade aos avanços no nosso processo de gestão para a sustentabilidade, em 2014 inauguraremos outro prédio com os mesmos padrões, em São Paulo. Temos como objetivo também reformar todas as unidades administrativas da Companhia, transformando-as em prédios verdes. 

Reciclagem em alta

Em função principalmente de inúmeras iniciativas de gestão ambiental e de campanhas educativas realizadas ao longo do ano e detalhadas nesta publicação, alcançamos um resultado considerado muito positivo em 2013: reciclamos mais de 4.200 toneladas de resíduos, o que representou um aumento de mais de 15% em relação ao ano anterior, quando reciclamos aproximadamente 3.656 toneladas. 

CIDADANIA CORPORATIVA
 

Contribuímos para a construção de uma sociedade mais sustentável por meio de iniciativas educacionais e de mobilizações solidárias

Sabemos que a Responsabilidade Social Corporativa é um conceito amplo e envolve ações de longo prazo que contribuem para melhorias e transformações nas áreas de atuação de uma empresa. Nesse sentido, em 2013 a Companhia participou ativamente de mobilizações que revelaram a importância do sentido de cidadania corporativa em prol de uma sociedade mais solidária e sustentável. Um exemplo disso foram as doações de mais de 11 mil brinquedos para áreas carentes de Angra dos Reis, Cordovil, Duque de Caxias e Valença, no estado do Rio de Janeiro. 

Em dezembro, diante das fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro e causaram grandes danos materiais ao Complexo do Alemão, doamos mais de 2 mil cestas com itens para uma ceia de natal e 500 árvores de Natal para a comunidade. A doação foi possível graças à mobilização das áreas internas da Companhia junto aos fornecedores para a arrecadação dos itens. A equipe de Sustentabilidade fez as entregas pessoalmente ao presidente da associação de moradores. A campanha trouxe grande satisfação aos profissionais envolvidos, sobretudo em um período tão significativo do ano. 

Para reverter outra situação urgente também agimos proativamente. Dessa vez doamos computadores, televisor, DVDs e aparelho de som para uma escola municipal que teve seus equipamentos de informática furtados na cidade de Aperibé, região norte do Rio de Janeiro. 

Já para reforçar o apoio à causa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a Companhia doou mil latas de leite em pó integral, alimento fundamental à dieta dos pacientes em tratamento nessa instituição. 

Após a Bienal do Livro, o Inca também foi contemplado com a doação do Submarino de mais de 1,2 mil livros e 40 pufes. Os materiais foram utilizados no estande da marca durante o grande evento cultural, realizado no Rio de Janeiro.

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