RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - ASSOCIADOS



RELATÓRIOS ADICIONAIS 2014 - LASA

Relatório de Sustentabilidade - Associados - Lojas Americanas

 

Apresentação

A Lojas Americanas divulga pela primeira vez, em um documento único, o seu Relatório Anual e de Sustentabilidade 2014. Realizamos pelo terceiro ano consecutivo o relato dos nossos compromissos socioambientais e econômicos, incorporados às estratégias do negócio, através do modelo da Global Reporting Initiative (GRI). O documento completo você pode acessar em nosso site de RI: http://ri.lasa.com.br/. Nesta edição especial, você que é nosso associado conhecerá os principais destaques das nossas conquistas de 2014.

 

Mensagem da Administração

Dando prosseguimento aos nossos sonhos de geração de valor, projetamos para os próximos cinco anos (2015 – 2019), a inauguração de 800 novas lojas no país e a abertura de dois novos centros de distribuição com o programa de expansão “85 anos em 5 – Somos Mais Brasil”. Isso é motivo de orgulho para todos nós e estamos muito entusiasmados com esse novo plano de crescimento.

O ano de 2014 foi marcado por muitas vitórias. Inauguramos 118 lojas, alcançamos 348 cidades do país, sendo 55 novas cidades, e consolidamos a nossa presença em todos os estados do país.  Conquistamos os principais prêmios de atendimento ao cliente e alcançamos os melhores indicadores de desempenho de sites especializados que recebem reclamações e opiniões dos consumidores. E ainda: dentro de nosso objetivo de “ser a melhor empresa de varejo no Brasil”, conquistamos a nossa participação na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA, posicionando a Companhia cada vez mais como empresa socio e ambientalmente responsável.

Reiteramos a confiança desenvolvimento do país e, para 2015, da mesma forma que nos anos anteriores, continuaremos em nosso caminho de aprendizagem e superação, o que nos deixa naturalmente entusiasmados, pois alcançaremos novos patamares de resultados. Muito obrigada a você, nosso parceiro, por construir conosco essa história de vitórias.

A Administração

 

A Lojas Americanas

Há 85 anos no mercado, a Lojas Americanas foi fundada na cidade de Niterói (RJ) e consolidou sua presença nacional em 2014 com 952 lojas em todos os 25 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Somos uma das maiores empresas de varejo na América Latina. Com sede no Rio de Janeiro, a Companhia garante aos clientes a maneira mais conveniente de fazer compras através da oferta de um amplo portfólio.

Contamos com as lojas tradicionais com reposição diária de estoques e aproximadamente 60 mil itens, e com as lojas no modelo Express com área média de vendas de inferior e sortimento selecionado em torno de 15 mil itens, adequado às características de cada localidade e ao perfil dos clientes de cada loja. Além da rede de lojas físicas, possuímos quatro centros de distribuição localizados nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE) e Uberlândia (MG).

 

Atendimento multicanal

Com uma estrutura operacional que vai além das lojas físicas, a Lojas Americanas é controladora da B2W Digital, líder no e-commerce da América Latina. A B2W Digital opera por meio de uma plataforma digital, com negócios que apresentam forte sinergia e um modelo único de negócios, multicanal, multimarca e multinegócios. A Companhia possui um portfólio com as marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime, Ingresso.com, Submarino Finance e SouBarato, que oferecem mais de 35 categorias de produtos e serviços, por meio dos canais de distribuição internet, televendas, catálogos, TV e quiosques.

 

Missão

Realizar os sonhos e atender às necessidades de consumo das pessoas, poupando tempo e dinheiro e superando as suas expectativas.

 

Visão

Ser a melhor empresa de varejo do Brasil. A melhor empresa consiste em:

  • Pelos clientes, sermos considerados a melhor opção de compra;
  • Pelos acionistas e investidores, sermos considerados o melhor retorno do segmento;
  • Pelos associados, sermos considerados a melhor opção de desenvolvimento profissional;
  • Pelos fornecedores, sermos considerados o melhor canal de distribuição;
  • Pela sociedade, sermos considerados uma empresa social e ecologicamente responsável.

 

Valores

  • Ter as melhores pessoas
  • Ser um bom “dono do negócio”
  • Buscar excelência na operação
  • Ter foco no cliente
  • Delta – fazer mais e melhor a cada dia
  • Ser obcecado por resultados

 

Conquista do ISE

Pela primeira vez na história dos dez anos do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), uma companhia de varejo entrou em sua seleta carteira.  Em novembro de 2014, o ISE anunciou que a Lojas Americanas passou a fazer parte da carteira que começou a vigorar no dia 2 de janeiro 2015. Essa conquista foi motivo de orgulho para todos nós, que trabalhamos em um plano de ações intenso, buscando o desenvolvimento sustentável da Companhia, e conquistamos o ingresso na lista das empresas da BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade e governança corporativa.

 

Investimentos

Em 2014, a Lojas Americanas controladora investiu o total de R$ 670,9 milhões, com ênfase em: expansão, reforma da rede de lojas e atualização tecnológica. É importante mencionar que em março de 2014 foi aprovada uma linha de crédito junto ao BNDES de aproximadamente R$ 1,2 bilhão com o objetivo de expansão, modernização e padronização da rede de lojas e atualização tecnológica para o período entre 2013 e 2015.

 

Resultados financeiros

Os resultados confirmam a tendência dos últimos anos, com crescimento em 2014 de 20,5% na receita líquida consolidada da controladora que atingiu R$ 16,146 bilhões . Desse total, R$ 8,738 bilhões se referem ao desempenho da controladora (Lojas Físicas), que vendeu 13,2% a mais que em 2013.

A Lojas Americanas busca, anualmente, o crescimento e o melhor desempenho econômico. Em 2011, eram 621 lojas físicas. Esse número passou para 729 no final de 2012, 838 no final de 2013 e, no fim de 2014, para 952. Dessa forma, a Companhia cresceu e contribuiu, por meio de impostos, benefícios e contribuições, para o aumento da qualidade de vida da sociedade como um todo.

 

Plano de Expansão

Estamos muito entusiasmados, pois com sua dedicação e empenho, conseguimos atingir a nossa meta de inaugurar 118 lojas ao longo de 2014, concluindo o exercício com um total de  952 lojas. Com o novo plano de expansão, a Lojas Americanas chegará a mais 300 novas cidades, com mais de 1.700 lojas, gerando mais de 60 mil empregos diretos e indiretos em todo o país até 2019.

Estamos otimistas para seguir nossa trajetória de crescimento e manteremos o compromisso com a rentabilidade e a habitual disciplina nos estudos de viabilidade econômica para abertura de novas lojas. Para os próximos cinco anos (2015 – 2019), planejamos a abertura de dois novos centros de distribuição e 800 novas lojas no Brasil com o programa de expansão “85 anos em 5 – Somos Mais Brasil”.

 

Qualidade no relacionamento com o cliente

Para assegurar a satisfação dos nossos clientes, superando as suas expectativas de compras, além de oferecermos variedade e qualidade dos produtos a preços competitivos, não medimos esforços e investimentos para garantir comodidade, informações precisas e canais de contato direto conosco. Para isso, capacitamos vocês, nossos associados com as melhores práticas de atendimento e aprimoramos permanentemente as nossas ferramentas de gestão corporativa.

Os resultados têm sido muito positivos para alcançar a satisfação plena de nossos consumidores em todos os nossos canais de venda e pós-venda. O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) é constantemente monitorado e tem autonomia para solucionar qualquer insatisfação fundamentada dos consumidores. Nossa meta é entrar em contato com o cliente em até duas horas e oferecer uma solução em até 48 horas. Apenas no portal ReclameAQUI, entre 01/12/2013 e 31/12/2014, cem por cento das reclamações foram atendidas e solucionadas em até 1 dia e 18 horas.

 

Prêmios e Reconhecimentos

Em 2014, a Lojas Americanas venceu o Prêmio ÉPOCA ReclameAQUI – As melhores empresas para o consumidor, na categoria “varejo”. A premiação reconhece as companhias que buscam excelência no atendimento e relacionamento com o consumidor, por meio do índice de solução de problemas e avaliação direta dos clientes.

A Companhia também se destacou por ganhar importantes premiações, como a categoria “varejo” do prêmio Melhores da Dinheiro e Ranking Global de Varejo da Época Negócios 360º, além do Reputation Pulse. 

Recebemos uma importante premiação na área de Sustentabilidade Corporativa, com o Selo Verde na categoria “Gestão Socioambiental Responsável” do Prêmio Socioambiental Chico Mendes, considerado o mais expressivo nessa área em todo o Brasil

 

Ouvidoria

Independentemente de integrarem ou não comitês ou comissões, todos os empregados têm voz, podendo dirigir suas dúvidas, críticas, sugestões e reclamações a um canal de ouvidoria que recebe e analisa todas as demandas. Se for o caso, a ouvidoria fornece esclarecimentos, acolhe sugestões e corrige falhas reportadas pelos associados.

 

Práticas de segurança

A Lojas Americanas garante a segurança no trabalho de todos os seus associados e colaboradores. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), obrigatório em funções específicas, em especial em seus quatro centros de distribuição, é fiscalizado por supervisores. Anualmente, alguns associados são eleitos para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), cujas reuniões ordinárias ocorrem todos os meses.

Todos os representantes recebem um treinamento estabelecido pela NR-05 e fazem o Curso de Prevenção e Combate a Incêndio (NR-23), ambos exigidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Após a capacitação, o grupo atua na prevenção de acidentes de trabalho na sede, rede de lojas e centros de distribuição. Há cursos também dirigidos aos técnicos de segurança do trabalho e demais associados envolvidos nos processos.

 

Nossos talentos

A Lojas Americanas inicia um novo ciclo de investimentos com o anúncio de um novo plano de expansão “85 anos em 5 – Somos Mais Brasil”.  A capacidade de execução e a dedicação de um time de excelência serão responsáveis por construir com sucesso essa nova fase. Para atingir esse crescimento recorde, de inaugurar 800 novas lojas no Brasil até 2019 será necessário treinar e capacitar associados, bem como recrutar e desenvolver novos talentos: gente comprometida, que como você, goste do que faz e que tenha brilho no olhar. 

Em 2014, continuamos adotando práticas em prol da diversidade e da igualdade de oportunidades. O quadro profissional da Lojas Americanas conta com 20.771 associados, dos quais 12.120 mulheres e 8.651 homens. Entendemos que, para promover a igualdade entre gêneros e garantir que políticas salariais de contratação e promoção eliminem toda possibilidade de discriminação, a meritocracia é única e exclusivamente a base para crescimento na Companhia. Vale destacar que, por mérito, a mulher é maioria em nosso quadro geral de associados e está presente do Conselho de Administração à base operacional.

 

Princípios da Companhia

Alinhados aos princípios, políticas e valores da Lojas Americanas, nossos programas de desenvolvimento estão estruturados em três pilares: Pessoas, Método e Resultados.

 

Pessoas

  • Um sonho grande e desafiador faz todo mundo remar na mesma direção.
  • Gente boa, trabalhando em equipe, crescendo na medida de seu talento e sendo recompensada por isso, é o maior ativo da empresa.
  • Escolher pessoas melhores do que eles próprios, treiná-las, desafiá-las e mantê-las é a principal tarefa dos administradores.
  • A liderança por exemplo pessoal é vital, tanto nas atitudes heroicas quanto nos pequenos gestos do dia a dia.

 

Método

  • Foco é essencial. Não dá para ser ótimo em tudo, tem que se concentrar no essencial.
  • Tudo tem que ter um dono com responsabilidade e autoridade. O debate é bom, mas no final alguém tem que decidir.
  • Bom senso é tão bom quanto grandes conhecimentos. O simples é melhor que o complicado.

 

Resultado

  • Ser obsessivo com custos e despesas, que são as únicas variáveis sob o nosso controle, ajuda a manter a sobrevivência de longo prazo.
  • Entender velocidade, urgência e complacência zero como fatores de vantagem competitiva duradoura.
  • Ética, trabalho duro e consistência são a base para o crescimento da Companhia.

 

Você Sabia?

  • De forma a contribuir para a facilidade no deslocamento dos nossos associados, damos prioridade à contratação daqueles que sejam moradores das áreas do entorno das nossas unidades, como Lojas e Centros de Distribuição. Com isso também atuamos no desenvolvimento das regiões em que estamos instalados. Ao exemplo do que ocorreu no ano anterior, em 2014, a maior parte dos funcionários contratados pela Companhia, assim como aqueles da alta gerência (diretores e gerentes), eram de suas respectivas regiões.
  • Ao final de 2014, 59% do quadro geral da Companhia era formado por mulheres, que também ocupavam mais da metade dos cargos de liderança (52%), inclusive, com representação no Conselho de Administração.
  • O DAP – Departamento de Administração de Pessoal – está disponível o ano inteiro para sanar quaisquer dúvidas dos associados em relação à liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do seu direito à negociação coletiva. Suas dúvidas permanecerão apenas entre você e o DAP, o direito ao sigilo é garantido para quem desejar.
  • Em função do lançamento do plano de expansão, a Lojas Americanas chegará a mais 300 novas cidades, com mais de 1.700 lojas, gerando mais de 60 mil empregos diretos e indiretos em todo o país, até 2019. Esse crescimento exige uma melhoria contínua da gestão de nossas políticas e operações, mobilizando colaboradores e fornecedores sobre os temas relacionados à responsabilidade socioambiental. Trabalhamos para fazer mais e melhor todos os dias.
  • As tarefas administrativas da companhia, que englobam escritório, centros de distribuição e lojas em todo o Brasil utilizaram, em 2014, 1.511.290 caixas de papel sulfite A4, 7.616 caixas de copos descartáveis, 31.815 caixas de papel toalha e 54.960 caixas de papel higiênico em suas atividades diárias. É relevante destacar que a quantidade consumida de papel A4 deve-se, principalmente a emissão de nota fiscal, que deve acompanhar o produto até a entrega ao cliente.

 

Recrutamento e seleção

Por meio das nossas principais portas de entrada – os programas de estágio, trainee e de novos talentos – recrutamos jovens universitários e recém-formados que se identificam com a cultura da Lojas Americanas e queiram desenvolver uma carreira de sucesso. Em 2014, dos 150 estagiários admitidos, 64 se destacaram e foram efetivados ao término do contrato, o que representou um crescimento de 191% em relação ao ano anterior. Nesses 85 anos, constatamos que a gestão desses processos tem sido bem-sucedida, visto que mais de 80% dos nossos diretores entraram na Companhia por um desses programas.

 

Desenvolvimento e capacitação

A excelência e a qualificação de nossos profissionais são diferenciais competitivos em nosso negócio, especialmente, em um mercado que se encontra em franca expansão.  Nesse sentido, a estruturação de programas de capacitação para grupos específicos de associados tem sido fator estratégico e de sucesso para promover habilidades essenciais, como liderança, orientação para resultados e visão estratégica.

Para dar suporte à continuidade do plano de expansão da Companhia, existem, polos de treinamento com estrutura destinada exclusivamente à capacitação de nossos associados. Como resultado desse esforço, em 2014, mais de 70% dos associados da Lojas Americanas participaram de, ao menos, uma ação de desenvolvimento formal promovida pela Companhia. Alcançamos um total de 158.285 horas/homem de treinamento, o que representa uma média de 7,22 horas por associado, com foco no aperfeiçoamento das competências comportamentais e técnicas de todo o nosso time.

 

Labs             

Em 2014, a Lojas Americanas inaugurou o Labs, que já nasceu em parceria com duas das mais renomadas instituições globais de ensino e pesquisa: Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Harvard Business School. O objetivo do Labs é cultivar talentos e fomentar a busca de soluções inovadoras, por meio de boas práticas que estimulem a construção de um ambiente empreendedor e colaborativo dentro da Companhia. Essa é mais uma iniciativa do nosso programa de desenvolvimento de talentos.  

 

Centro de Desenvolvimento Americanas (CDA)

Criado em 2005, dentro do conceito de Universidade Corporativa, o Centro de Desenvolvimento Americanas (CDA) tem sua sede no Rio de Janeiro e conta com 18 polos espalhados pelo país. Além do espaço físico, o CDA conta com um ambiente virtual de aprendizagem que pode ser acessado pelos associados e visa à sua atualização permanente em vários campos da gestão empresarial. O CDA contempla modalidades de qualificação diversas como treinamentos em sala de aula, com instituições e profissionais altamente especializados, e treinamentos digitais e-learning, além de videoconferências com integração de associados de todo o país.

 

A Faculdade do Varejo

A Faculdade do Varejo é destinada aos associados com dois ou mais anos de casa e que tenham sido indicados por seus superiores imediatos, por conta de um desempenho excepcional no exercício de suas funções. O objetivo do programa é oferecer formação acadêmica aos participantes, qualificando-os ainda mais e ampliando as suas chances de crescimento na carreira.

 

Benefícios

Além dos benefícios obrigatórios pela legislação, como seguro de vida e vale-transporte, oferecemos também plano de saúde, alimentação ou vale-refeição e desconto na compra de produtos na Lojas Americanas e nos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime.

A preocupação com o seu bem-estar também envolve o fator educacional. Nesse sentido, mantemos convênios com os melhores cursos de idiomas e universidades. Para os associados que apresentam potencial de crescimento e resultados acima da média, que tenham completado dois anos de trabalho, a Companhia possui a Faculdade do Varejo.

 

Eixos estratégicos

Para aprofundar nossa atuação como empresa sustentável de forma relevante para os nossos públicos de relacionamento, realizamos uma pesquisa de materialidade incluindo vocês, nossos associados. Tal pesquisa foi realizada por meio de consultas online e também considerou as respostas de fornecedores, clientes, diretores da Companhia e quatro especialistas em sustentabilidade.

Abaixo você pode conferir os resultados da pesquisa em nossa Matriz de Materialidade, o eixo interno representa os assuntos mais relevantes dentro da nossa Companhia e o eixo externo aponta os temas de maior importância para a sociedade.

http://www.companhiaverde.com.br/images/img_associados_lasa_2.jpg

Através do levantamento das percepções da sociedade sobre a nossa atuação, pudemos definir os temas estratégicos que serão tratados de forma prioritária no ano de 2014. Agradecemos a participação dos associados que fizeram parte dessa pesquisa! Para nós é muito importante saber o que você pensa sobre a Companhia e entender como podemos nos tornar uma empresa ainda melhor.

 

Companhia Verde

Para a Lojas Americanas, a excelência no desempenho econômico está cada vez mais alinhada às políticas de proteção ao meio ambiente e respeito à sociedade. Por essa razão, há oito anos, a empresa desenvolveu o conceito de Companhia Verde e um comitê multidisciplinar interno e passou a disseminar, para a cadeia de valor, uma cultura de sustentabilidade corporativa baseada nos pilares de crescimento econômico viável integrado à adoção de boas práticas socioambientais.

A evolução desse conceito na Companhia levou à criação, em 2012, de uma Diretoria que se reporta diretamente à Presidência e que tem uma de suas equipes inteiramente dedicada à sustentabilidade. Em 2014, a área manteve o compromisso de implementar todas as ações previstas no planejamento estratégico, desenvolver um plano de ação específico para o investimento em projetos sociais e comunicá-los a seus associados e clientes.

A Lojas Americanas compreende que todos os seus públicos de relacionamento devem ser estimulados a participar do desenvolvimento sustentável da Companhia e da sociedade em que estamos inseridos.

 

Compromisso com a sustentabilidade

A Lojas Americanas compreende que todos os seus públicos de relacionamento devem ser estimulados a participar do desenvolvimento sustentável da Companhia e da sociedade em que estamos inseridos. Por essa razão, fornecedores são continuamente engajados a participar e contribuir para a evolução das práticas socioambientais.

Seguindo o propósito de se tornar cada vez mais sustentável, a Companhia começou a investir em lojas alinhadas com o conceito verde. A primeira foi inaugurada em 2013. As lojas estruturadas nesse modelo contam com sistema de ar-condicionado que não emite gases poluentes e são mais eficientes em relação ao consumo de energia elétrica: as lâmpadas, modelo fluorescente T5 de alto desempenho energético, iluminam melhor e consomem menos energia.

Na comunicação visual das lojas são utilizados 90% de materiais recicláveis, enquanto válvulas de controle de vazão de água em todas as torneiras evitam o desperdício. A Lojas Americanas fechou o ciclo de 2014 com 69 lojas verdes e já sente os primeiros impactos positivos dessa medida.  Para conhecer a Política Ambiental, de Sustentabilidade e as principais ações na área, nossos fornecedores são convidados a acessar o portal Companhia Verde através do site   www.companhiaverde.com.br.

 

Cidadania Corporativa

O ano de 2014 foi marcado pelo desenvolvimento de diretrizes e planos de ações dos projetos sociais focados em cultura, educação e sustentabilidade. Um dos exemplos é o projeto Rede Escola Rio, patrocinado pela Lojas Americanas e Americanas.com, com o objetivo de mobilizar os estudantes da rede pública do Estado do Rio de Janeiro a contar a história de suas comunidades do ponto de vista socioambiental.

Foi concluída a entrega de toda a estrutura do projeto de inclusão digital móvel à Prefeitura de Osasco, no interior de São Paulo. Conhecido como Centro de Inclusão Digital (CID), o projeto conta com carretas equipadas com computadores conectados à internet, que circulam por variadas regiões da cidade, auxiliando na capacitação dos jovens de Osasco para o mercado de trabalho.

Viabilizado com o apoio da Lei Rouanet, o projeto “Livros nas Praças” foi executado nos meses de agosto a dezembro de 2014. A iniciativa contou com um ônibus adaptado para se transformar em biblioteca itinerante, que circulou por diversos bairros carentes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. No mês de outubro, nossos associados abraçaram a ideia e contribuíram com doações de brinquedos novos e usados em bom estado para tornar mais feliz o mês das crianças. Os brinquedos foram distribuídos aos participantes do projeto.

O ônibus-biblioteca do “Livros nas Praças”, patrocinado pela Lojas Americanas e  Americanas.com, atraiu mais de 5,5 mil visitantes em dez comunidades, entre 12 de agosto e 2 de dezembro. Pela primeira vez, o projeto alcançou também os municípios da Baixada Fluminense – Belford Roxo, São João de Meriti, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. A Praça Getúlio Vargas, em São João de Meriti, foi a recordista em visitas: recebeu, durante dois dias do mês de outubro, 796 pessoas. Durante o período, foram emprestados 325 livros de acervo variado de obras infantis, infanto-juvenis e para o público adulto.

Firmamos ainda um convênio com o Projeto Galpão Aplauso que, patrocinado pela Lojas Americanas, vai oferecer oficinas profissionalizantes de logística aos jovens moradores de bairros de baixa renda da Baixada Fluminense e Zona Oeste do Rio de Janeiro, com idade entre 17 e 29 anos. Ao ingressar, eles passarão por formação profissionalizante teórica e prática em um minicentro de distribuição. Ao término do projeto, os jovens sairão da oficina já com uma profissão (operador logístico), direto para o mercado de trabalho. O projeto terá início em janeiro de 2015 e atenderá 270 jovens (90 alunos por semestre), que serão formados ao longo de 18 meses.

 

Edificações Verdes

Seguindo o propósito de se tornar cada vez mais sustentável, a Companhia começou a investir em lojas alinhadas com o conceito verde. A primeira foi inaugurada em 2013. As lojas estruturadas nesse modelo contam com sistema de ar-condicionado que não emite gases poluentes e são mais eficientes em relação ao consumo de energia elétrica: as lâmpadas, modelo fluorescente T5 de alto desempenho energético, iluminam melhor e consomem menos energia.

Na comunicação visual das lojas são utilizados 90% de materiais recicláveis, enquanto válvulas de controle de vazão de água em todas as torneiras evitam o desperdício. Fechamos o ciclo de 2014 com 69 lojas verdes e já sentimos os primeiros impactos positivos dessa medida. Durante o ano, a Companhia inaugurou sua primeira loja com iluminação 100% LED e prevê reformar gradualmente as lojas antigas, visando à economia de água e energia e atendendo às premissas de loja verde.

 

Água

Temos investido em uma série de medidas para estimular o consumo consciente em todas as nossas lojas e centros de distribuição contribuindo para a redução dos impactos sobre o meio ambiente. Nos banheiros, as torneiras vêm sendo substituídas por modelos arejadores e restritores de vazão, que lançam apenas 6 litros de água por minuto, contra 12 litros registrados pelos modelos antigos. Nas lojas, está sendo feita uma substituição gradual para as descargas dual flush, que reduzem o consumo para três ou seis litros de água, dependendo da necessidade, enquanto as válvulas antigas consumiam 18 litros por acionamento.

 

Emissões de Gases de Efeito Estufa

Buscando minimizar nossos impactos ambientais, sempre que possível agregamos nossos associados no mesmo voo em viagens a negócios – reduzindo nossas emissões relativas de Gases de Efeito Estufa (GEE) por viagens aéreas em 7% se considerarmos o aumento de nossas operações e expansão de nossas lojas.

Em 2014 avançamos no gerenciamento de nossas entregas, abrimos mais um CD em Minas Gerais e com essa melhoria logística, conseguimos ficar mais próximos de nossas lojas e reduzir as emissões de Lojas Americanas com transporte e distribuição de produtos em 8,6%. Além disso, para reduzir nossos impactos ambientais, principalmente as nossas emissões de GEE, os veículos – das nossas transportadoras e os terceirizados – só iniciam viagem com cargas completas.

Vale ressaltar que estamos investindo na modernização de nossas lojas, CDs e escritórios, com o intuito de melhorar o ambiente de trabalho dos nossos associados, a experiência de compra de nossos clientes e futuramente reduzir nossos custos e emissões.

 

Integramos o Pacto Global

Em 2014, a Companhia, em um processo de transparência, realizou pela primeira vez o COP (Comunicação de Progresso) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Comprometida com as melhores práticas corporativas de respeito aos direitos humanos, sobretudo em relação às questões trabalhistas, bem como ao meio ambiente e à ética nos negócios, em 2013 aderimos ao Pacto Global. Hoje temos grande satisfação de fazer parte dessa iniciativa e relatarmos o nosso compromisso com:

  • O combate ao trabalho compulsório e infantil;
  • A garantia da liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
  • Combate à corrupção;
  • A valorização da diversidade e o combate à discriminação.

Cada vez mais, pretendemos avançar na trajetória que estamos construindo como Companhia Verde. Como parte dos compromissos assumidos por meio do Pacto Global, no próximo ano, relataremos novamente, os progressos alcançados na disseminação de uma cultura corporativa alinhada aos princípios e valores da ONU.

 

Combate à corrupção

A corrupção é inaceitável na Lojas Americanas, seja praticada por nossos associados e prestadores de serviços, seja por qualquer participante da nossa cadeia de valor. Nossa Política de Combate à Corrupção visa impedir qualquer atitude dessa natureza. Todos os associados devem conhecer e seguir as normas de conduta da Companhia.

 

Prevenção do assédio moral e/ou sexual

Em nossa Companhia, não toleramos que nossos associados sejam expostos a situações humilhantes e constrangedoras, não importando de que forma estejam envolvidos. Qualquer conduta negativa que desestabilize a relação entre os associados no ambiente de trabalho, incluindo o assédio sexual, é tratada com rigor.

 

Preocupação com a saúde

A Companhia se orgulha de contar com quase 22 mil profissionais engajados com seus princípios e valores nesses 85 anos. Para garantir o bem-estar dos associados, a Lojas Americanas possui um calendário de ações de prevenção e promoção à saúde ocupacional ao longo do ano. Além disso, mobiliza os profissionais para participarem de campanhas de donativos e celebra datas comemorativas com atitudes que promovem a responsabilidade social como doação de leite em pó e brinquedos para comunidades carentes, além de cestas de Natal.

Entre diversas iniciativas em 2014, a Companhia junto com a Americanas.com, promoveu sua primeira corrida de rua, o “Circuito Todo Mundo Vai”, com o objetivo de estimular o esporte.  As corridas de rua têm ganhado projeção nacional nos últimos anos, caíram no gosto dos brasileiros e desmistificaram a ideia de que essa atividade se restringe a maratonistas profissionais. Lançada em maio, a ação foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e levou cinco mil pessoas ao Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Oferecida a preços populares – se comparados aos demais circuitos organizados na cidade – a prova estimulou a participação de todos, sem distinção financeira, de idade ou sexo.

 

Qualidade dos produtos

Para assegurar o controle de qualidade dos nossos produtos, a Companhia criou o Programa de Auditoria de Fornecedores, iniciado em 2013, mas consolidado em 2014. Em 2014, foram auditados 61 fornecedores, sendo 15 de marcas próprias e 46 fornecedores têxteis, considerados como setores críticos pelo mercado.

Durante o mês de novembro, a Companhia associou a essas ações a auditoria e a inspeção de marcas importadas. Implementamos práticas rigorosas para a seleção e contratação desses parceiros de negócios a fim de garantir que todos os produtos e serviços oferecidos não apresentem riscos à saúde e segurança dos clientes. Outra prioridade é a disseminação de princípios de proteção e valorização dos direitos humanos incluídos nos contratos, de forma a contribuir para a erradicação de qualquer forma de trabalho forçado ou em condições contrárias à dignidade humana na cadeia produtiva.

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