RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - FORNECEDORES



RELATÓRIOS ADICIONAIS 2014 - LASA

Relatório de Sustentabilidade - Fornecedores - Lojas Americanas

 

Apresentação

A Lojas Americanas divulga pela primeira vez, em um documento único, o seu Relatório Anual e de Sustentabilidade 2014. Realizamos pelo terceiro ano consecutivo o relato dos nossos compromissos socioambientais e econômicos, incorporados às estratégias do negócio, através do modelo da Global Reporting Initiative (GRI). O documento completo pode ser acessado em nosso site de RI: http://ri.lasa.com.br/. Nesta edição especial, nossos parceiros encontrarão os principais destaques das nossas conquistas de 2014.

 

Mensagem da Administração

Dando prosseguimento aos nossos sonhos de geração de valor, projetamos para os próximos cinco anos (2015 – 2019), a inauguração de 800 novas lojas no país e a abertura de dois novos centros de distribuição com o programa de expansão “85 anos em 5 – Somos Mais Brasil”. Isso é motivo de orgulho para todos nós e estamos muito entusiasmados com esse novo plano de crescimento.

O ano de 2014 foi marcado por muitas vitórias. Inauguramos 118 lojas, alcançamos 348 cidades do país, sendo 55 novas cidades, e consolidamos a nossa presença em todos os estados do país.  Conquistamos os principais prêmios de atendimento ao cliente e alcançamos os melhores indicadores de desempenho de sites especializados que recebem reclamações e opiniões dos consumidores. E ainda: dentro de nosso objetivo de “ser a melhor empresa de varejo no Brasil”, conquistamos a nossa participação na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA, posicionando a Companhia cada vez mais como empresa sócio e ambientalmente responsável.

Reiteramos a confiança no desenvolvimento do país e, para 2015, da mesma forma que nos anos anteriores, continuaremos em nosso caminho de aprendizagem e superação, o que nos deixa naturalmente entusiasmados, pois alcançaremos novos patamares de resultados. Muito obrigada a você, nosso parceiro, por construir conosco essa história de vitórias.

A Administração

 

A Lojas Americanas

Há 85 anos no mercado, a Lojas Americanas foi fundada na cidade de Niterói (RJ) e consolidou sua presença nacional em 2014 com 952 lojas presentes em 348 cidades em todos os 25 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Somos uma das maiores empresas de varejo na América Latina. Com sede no Rio de Janeiro, a Companhia garante aos clientes a maneira mais conveniente de fazer compras através da oferta de um amplo portfólio.

Contamos com as lojas tradicionais com reposição diária de estoques e aproximadamente 60 mil itens, e com as lojas no modelo Express com área média de vendas inferior e sortimento selecionado em torno de 15 mil itens, adequado às características de cada localidade e ao perfil dos clientes de cada loja. Além da rede de lojas físicas, possuímos quatro centros de distribuição localizados nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE) e Uberlândia (MG).  Com o novo plano de expansão, a Lojas Americanas chegará a mais 300 novas cidades, com mais de 1.700 lojas, gerando mais de 60 mil empregos diretos e indiretos em todo o país até 2019.

 

Atendimento multicanal

Com uma estrutura operacional que vai além das lojas físicas, a Lojas Americanas é controladora da B2W Digital, líder no e-commerce da América Latina. A B2W Digital opera por meio de uma plataforma digital, com negócios que apresentam forte sinergia e um modelo único de negócios, multicanal, multimarca e multinegócios. A Companhia possui um portfólio com as marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime, Ingresso.com, Submarino Finance e SouBarato, que oferecem mais de 35 categorias de produtos e serviços, por meio dos canais de distribuição internet, televendas, catálogos, TV e quiosques.

 

Missão

Realizar os sonhos e atender às necessidades de consumo das pessoas, poupando tempo e dinheiro e superando as suas expectativas.

 

Visão

Ser a melhor empresa de varejo do Brasil. A melhor empresa consiste em:

  • Pelos clientes, sermos considerados a melhor opção de compra;
  • Pelos acionistas e investidores, sermos considerados o melhor retorno do segmento;
  • Pelos associados, sermos considerados a melhor opção de desenvolvimento profissional;
  • Pelos fornecedores, sermos considerados o melhor canal de distribuição;
  • Pela sociedade, sermos considerados uma empresa social e ecologicamente responsável.

 

Valores

  • Ter as melhores pessoas
  • Ser um bom “dono do negócio”
  • Buscar excelência na operação
  • Ter foco no cliente
  • Delta – fazer mais e melhor a cada dia
  • Ser obcecado por resultados

 

Auditoria de fornecedores

Nosso relacionamento com os fornecedores é pautado pela confiança e pela parceria. Nesse sentido, além do nosso objetivo de ser um excelente canal de distribuição para esses parceiros, atuamos de forma a incentivá-los e a crescer junto com a Companhia.

No ano de 2014, consolidamos o processo de auditoria de nossas marcas próprias. A área de Marcas Próprias foi estruturada em 2013, quando a Lojas Americanas iniciou o Programa de Auditoria de Fornecedores, criado para garantir um controle de qualidade mais rigoroso de marcas próprias. A Companhia passou a monitorar toda essa cadeia de valor por meio dos pilares jurídico, financeiro, meio ambiente e qualidade.

As primeiras auditorias foram feitas em outubro de 2013 e todo o ciclo foi concluído em 2014. Ao todo, 61 fornecedores foram auditados (15 fornecedores de marcas próprias e 46 fornecedores de têxteis – cama, mesa e banho). Para acelerar o processo de classificação e mitigação de riscos em relação aos fornecedores, foi desenvolvida uma metodologia para avaliar se a operação do fornecedor é compatível com as exigências da Companhia. A partir de 2015, o monitoramento por amostragem será feito uma vez por ano.

Com o lançamento da marca própria Basic+Care em 2014, linha de produtos de higiene pessoal, a Lojas Americanas passou a contar com 12 marcas próprias, responsáveis pela comercialização de mais de 4.500 produtos. Implementamos práticas rigorosas para a seleção e contratação desses parceiros de negócios a fim de garantir que trabalhamos apenas com os melhores fornecedores do mercado.

 

Ética e integridade

Para garantir o respeito a todos os públicos interessados, a Lojas Americanas orienta que todas as relações entre os públicos de sua cadeia produtiva sejam baseadas na ética, por meio de seu Código de Conduta, além de outras políticas e regulamentos, como a nossa Política de Fornecedores.

Entre as principais diretrizes, que seguimos internamente e exigimos em nossa cadeia de valor, destacamos: respeito às leis; acesso às atividades de educação e desenvolvimento; segurança e saúde; erradicação de qualquer forma de trabalho compulsório; erradicação do trabalho infantil; prevenção do assédio em qualquer uma de suas formas; combate à exploração sexual de crianças e adolescentes; combate à prática de discriminação em todas as suas formas; valorização da diversidade; respeito à livre associação sindical e direito à negociação coletiva; responsabilidade socioambiental.  O Código de Ética e Conduta da Companhia está disponível na íntegra no website: http://ri.lasa.com.br/a-empresa/codigo-de-etica-e-conduta.

 

Prevenção do assédio moral e/ou sexual

Em nossa Companhia, não toleramos que nossos associados sejam expostos a situações humilhantes e constrangedoras, não importando de que forma estejam envolvidos. Qualquer conduta negativa que desestabilize a relação entre os associados no ambiente de trabalho, incluindo o assédio sexual, é tratada com rigor.

 

Combate à corrupção

A corrupção é inaceitável na Companhia, seja praticada por nossos associados e prestadores de serviços, seja por qualquer participante da nossa cadeia de valor. Nossa Política de Combate à Corrupção visa impedir qualquer atitude dessa natureza. Nesse sentido, todos os funcionários assinam um termo, afirmando ter conhecimento dessas normas de conduta.

 

Compromisso com a sustentabilidade

A Lojas Americanas compreende que todos os seus públicos de relacionamento devem ser estimulados a participar do desenvolvimento sustentável da Companhia e da sociedade em que estamos inseridos. Por essa razão, fornecedores são continuamente engajados a participar e contribuir para a evolução das práticas socioambientais.

Seguindo o propósito de se tornar cada vez mais sustentável, a Companhia começou a investir em lojas alinhadas com o conceito verde. A primeira foi inaugurada em 2013. As lojas estruturadas nesse modelo contam com sistema de ar-condicionado que não emite gases poluentes e são mais eficientes em relação ao consumo de energia elétrica: as lâmpadas, modelo fluorescente T5 de alto desempenho energético, iluminam melhor e consomem menos energia.

Na comunicação visual das lojas são utilizados 90% de materiais recicláveis, enquanto válvulas de controle de vazão de água em todas as torneiras evitam o desperdício. A Lojas Americanas fechou o ciclo de 2014 com 69 lojas verdes e já sente os primeiros impactos positivos dessa medida.  Para conhecer a Política Ambiental, de Sustentabilidade e as principais ações na área, nossos fornecedores são convidados a acessar o portal Companhia Verde através do site www.companhiaverde.com.br.

 

Integramos o Pacto Global

Em 2014, a Companhia, em um processo de transparência, realizou pela primeira vez o COP (Comunicação de Progresso) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Comprometida com as melhores práticas corporativas de respeito aos direitos humanos, sobretudo em relação às questões trabalhistas, bem como ao meio ambiente e à ética nos negócios, em 2013 aderimos ao Pacto Global. Hoje temos grande satisfação de fazer parte dessa iniciativa e relatarmos o nosso compromisso com:

  • O combate ao trabalho compulsório e infantil;
  • A garantia da liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
  • Combate à corrupção;
  • A valorização da diversidade e o combate à discriminação.

Cada vez mais, pretendemos avançar na trajetória que estamos construindo como Companhia Verde. Como parte dos compromissos assumidos por meio do Pacto Global, no próximo ano, relataremos novamente, os progressos alcançados na disseminação de uma cultura corporativa alinhada aos princípios e valores da ONU.

 

Pesquisa de Materialidade

Para aprofundar nossa atuação como empresa sustentável de forma relevante para os nossos públicos de relacionamento, realizamos uma pesquisa de materialidade incluindo os nossos fornecedores. Tal pesquisa foi realizada por meio de consultas online e também considerou as respostas de clientes, funcionários, diretores da Companhia e quatro especialistas em sustentabilidade.

Confira abaixo os resultados da pesquisa feita em 2013, que resultou em nossa Matriz de Materialidade, o eixo interno representa os assuntos mais relevantes dentro da nossa Companhia e o eixo externo aponta os temas de maior importância para a sociedade.

Através do levantamento das percepções da sociedade sobre a nossa atuação, definimos ostemas estratégicos que foram abordados de forma prioritária no ano de 2014.

 

Logística e principais impactos

Em 2014 avançamos no gerenciamento de nossas entregas, abrimos mais um CD em Minas Gerais e com essa melhoria logística, conseguimos ficar mais próximos de nossas lojas e reduzir as emissões de Lojas Americanas com transporte e distribuição de produtos em 8,6%, reduzindo nossas emissões no escopo 3. Além disso, para reduzir nossos impactos ambientais, principalmente as nossas emissões de gases de efeito estufa, os veículos – das nossas transportadoras e os terceirizados – só iniciam viagem com cargas completas.

 

Resultados financeiros

A despesa financeira líquida da controladora totalizou R$ 208 milhões no 4T14, uma variação de 60,0% em relação aos R$ 130 milhões registrados no 4T13. Na visão consolidada, a despesa financeira líquida foi de R$ 326,4 milhões no mesmo período.

O capital de giro líquido da controladora foi de -7 dias em 31/12/2014, uma melhora de um dia quando comparado a 31/12/2013.

(Capital de giro líquido = dias de estoque + dias de contas a receber – dias de fornecedores)

A evolução do capital de giro líquido da Lojas Americanas, no período, demonstra a constante busca pelo aperfeiçoamento de nossos processos operacionais e pelo desenvolvimento da parceria com nossos fornecedores.

 

Plano de Expansão e investimentos

O ano de 2014 foi desafiador, mas também cheio de oportunidades. Mesmo diante de desafios macroeconômicos, o nível de emprego permaneceu em patamar elevado e o varejo apresentou um crescimento de vendas de 3,7%.

Na Companhia, acreditamos que o amplo sortimento, a baixa concentração de vendas nas diversas categorias ofertadas dentro das Lojas, o potencial de expansão e o nosso modelo multicanal, multinegócios e multimarcas geram oportunidades de ganho de mercado.

Em 2014, a Lojas Americanas controladora investiu o total de R$ 670,9 milhões, com ênfase em expansão, reforma da rede de lojas e atualização tecnológica. Com o objetivo de expansão, modernização e padronização da rede de lojas e atualização tecnológica, foi aprovada uma linha de crédito junto do BNDES de aproximadamente R$ 1,2 bilhão para projetos que continuam em 2015.  O gráfico a seguir detalha a expansão da Companhia nos últimos dez anos:

CONTATO

Nosso E-mail
cia.verde@lasa.com.br

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

logo americanas