RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - ASSOCIADOS



APRESENTAÇÃO 

Sabemos a importância de estreitar laços com os nossos públicos de interesse, entre eles os nossos associados. Por isso, realizamos pelo segundo ano consecutivo o nosso Relatório de Sustentabilidade no modelo da Global Reporting Initiative (GRI) – o documento completo pode ser acessado em nosso site de RI: http://www.b2wdigital.com/ 

Aqui, nesta edição especial do nosso Relatório, você irá encontrar os destaques mais relevantes do ano de 2013 para você, associado, que divide conosco essa conquista! 

MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO 

Estamos comprometidos com uma gestão de alto padrão de sustentabilidade.

O ano de 2013 foi marcado por muitos avanços e conquistas em relação ao nosso comprometimento com a disseminação do conceito de sustentabilidade nas práticas de gestão corporativa. Seguimos firme com o compromisso de redução dos impactos ambientais das nossas atividades, associada ao fortalecimento do desenvolvimento social e ao crescimento econômico com visão de longo prazo nas localidades onde estamos presentes. Essas iniciativas são lideradas pela área de Sustentabilidade da Companhia, em parceria com o comitê Companhia Verde, criado em 2007 para desenvolver as iniciativas ambientais, sociais e econômicas do negócio. 

Sabemos que o nosso time está preparado e apoia nossa visão de “ser a melhor empresa de varejo do Brasil”. Somadas, as nossas melhores práticas e ferramentas de responsabilidade social corporativa, vem fortalecendo as percepções positivas da sociedade sobre o nosso jeito de fazer negócios. Assim seguiremos ampliando relacionamentos de confiança com os nossos associados e outros públicos de interesse. 
 

A ADMINISTRAÇÃO 

A B2W Digital

Com um portfólio formado por marcas e negócios diversificados, a B2W Digital é líder em comércio eletrônico na América Latina. 

Líder em comércio eletrônico, a B2W Digital foi criada pela fusão entre a Americanas.com e o Submarino, em 2006. Desde então, tem alcançado grandes avanços com o seu modelo único multicanal, multimarca e multinegócios. A Companhia opera por meio de internet, televendas, catálogos, quiosques e televisão. 

Suas ações estão listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa) e registradas no Novo Mercado, reconhecido como o mais alto nível de governança corporativa do Brasil, sob o código de negociação BTOW3. A Lojas Americanas S.A. possui cerca de 62,3% das ações da Companhia. 

A B2W Digital é detentora das marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e SouBarato e das subsidiárias B2W Viagens, Ingresso.com e Submarino Finance. 

Para aprofundar nossa atuação como empresa sustentável de forma relevante para os nossos públicos de relacionamento, realizamos uma pesquisa de materialidade incluindo os nossos associados. Tal pesquisa foi realizada por meio de consultas online e também considerou as respostas de fornecedores, clientes, diretores da Companhia e quatro especialistas em sustentabilidade. 

Abaixo você pode conferir os resultados da pesquisa em nossa Matriz de Materialidade, o eixo interno representa os assuntos mais relevantes dentro da nossa Companhia e o eixo externo aponta os temas de maior importância para a sociedade. 

 

Através do levantamento das percepções da sociedade sobre a nossa atuação, pudemos definir os temas estratégicos que serão tratados de forma prioritária no ano de 2014. Agradecemos a participação dos associados que fizeram parte dessa pesquisa! Para nós é muito importante saber o que você pensa sobre a nossa Companhia e entender como podemos nos tornar uma empresa ainda melhor. 

PRESENÇA NACIONAL E INTERNACIONAL 

Além da sede da Companhia, na cidade do Rio de Janeiro, a estrutura da B2W Digital conta com sete centros de distribuição, instalados nos estados de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Entretanto, a nossa presença vai além do território nacional. A Ingresso.com tem atuação na agentina, no México e no Chile, e a B2W Viagens, na Argentina. 



PRÊMIOS E RECONHECIMENTOS
 


Em 2013, ficamos muito felizes com as premiações da B2W Digital, campeã em quatro categorias do Prêmio Reclame Aqui. A Americanas.com venceu em Comércio Eletrônico – Grandes Operações de Eletrônicos, enquanto a Ingresso.com conquistou o prêmio de Internet – Ingressos. Já o Submarino ganhou em Turismo e Lazer – Serviços e, ainda, a Blockbuster Online foi vencedora em Internet – Serviços. 

A B2W também foi contemplada em outras duas importantes premiações em 2013: ficou em primeiro lugar na América Latina no Prêmio Internet Retailer – anuário de comércio eletrônico da AL – e a Americanas.com venceu, pela sétima vez consecutiva, na categoria e-commerce do Top of Mind Internet, do Instituto Datafolha. 

Todo esse reconhecimento da sociedade é motivo para nos orgulharmos e comemorarmos o esforço de vocês, nosso time. As premiações também servem de motivação para seguirmos com o objetivo de fazer mais e melhor a cada dia. 

CLIENTE, NOSSO MAIOR ATIVO

Oferecemos uma experiência diferenciada de compra, entrega e atendimento com objetivo de fortalecer nossa proximidade com os consumidores. 

A estratégia da B2W é estar cada vez mais próxima dos clientes, oferecendo a melhor experiência de compra, o melhor serviço de entrega e o melhor atendimento ao cliente: 
 

  • Melhor experiência de compra – Oferecer os melhores produtos, os melhores preços e a melhor navegação em nossos sites, facilitando todo o processo de compra dos clientes.

  • Melhor serviço de entrega – Queremos estar cada vez mais perto das casas dos clientes, entregando de forma mais rápida e confiável.

  • Melhor serviço de atendimento – Queremos encantar os clientes, sendo ágeis e eficientes na solução de eventuais problemas.

 

Mobilização para estar mais próximo do cliente

Estamos investindo para oferecer a melhor experiência digital da América Latina.

Em 2013, a Companhia registrou, sob o ponto de vista operacional consolidado, uma receita líquida de aproximadamente R$ 6 bilhões, representando crescimento de 26,5%, quando comparado ao ano anterior. 

Ao longo do ano, importantes medidas possibilitaram que a Companhia se aproximasse do objetivo de estar mais próximo dos clientes, oferecendo a melhor experiência de compra, o melhor serviço de entrega e o melhor atendimento. Em 2013, foram abertos três novos centros de distribuição, totalizando sete CDs, e pelo menos outros sete serão abertos até o fim de 2015. 

Além disso, a Companhia estabeleceu alianças estratégicas com os principais transportadores do País, garantindo o compromisso conjunto de oferecer o melhor nível de serviço aos clientes. 

Como recompensa à mobilização de toda a Companhia em oferecer a melhor experiência digital ao cliente, em 2013 conquistamos os principais prêmios do mercado, tais como: quatro prêmios no Época Reclame Aqui – As Melhores Empresas para o Consumidor e o Prêmio Top of Mind Internet, pelo sétimo ano consecutivo. Essas conquistas ratificam a posição da Companhia como a nº 1 em atendimento ao cliente. 

Tecnologia

Em linha com o plano de investimentos e com a estratégia de ser uma referência no mercado de tecnologia e internet, a B2W Digital adquiriu, no ano de 2013, três empresas de tecnologia especializadas em desenvolvimento de sistemas e soluções para comércio eletrônico. Com isso, a Companhia dobrou o seu time de tecnologia/internet, que é o maior da América Latina e conta atualmente com mais de 600 engenheiros. [G4-13] A seguir estão os principais destaques das empresas adquiridas:
 

  • Uniconsult: otimização de controle de pedidos (expedição e reversa) e de sistemas para operação de múltiplos centros de distribuição e desenvolvimento de sistemas específicos para operação de market place;

  • Ideais Tecnologia: desenvolvimento e otimização de plataformas de venda online, B2B/BB2C e sistemas mobile;

  • Tarkena: otimização de sistemas de busca e algoritmos para gerenciamento de frete.


Os investimentos nas plataformas tecnológicas das áreas de operação e logística, televisão, atendimento e televendas visam à melhoria da qualidade e eficiência das operações da Companhia, a fim de proporcionar uma experiência de compra ainda melhor para os clientes.

No último ano, foram implementados vários projetos envolvendo desde melhorias na estrutura da plataforma tecnológica até novas funcionalidades. Dentre os projetos lançados recentemente, destacamos: 
 

  • Plataforma de web services [B] Seller: plataforma de criação de lojas online e sistemas de backoffice/ERP integrados;

  • Loja online KM de Vantagens: a B2W Digital vai operar a plataforma de comércio eletrônico KM de Vantagens por meio da marca Shoptime;

  • Quatro marcas próprias: Newme, Meemo, Topdesk e Orb, que estão disponíveis nos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime;

  • Novo site do SouBarato: nova identidade visual. Mais dinâmico e interativo;

  • Novo site do Submarino: novas ferramentas, novo layout e mais intuitivo;

  • Novas versões mobile de Americanas.com, Submarino e Shoptime: versões adaptadas a todos os sistemas operacionais de smartphones;

  • Recomendação de produtos na Americanas.com e no Shoptime: recomenda produtos com base no histórico de navegação e de compras do cliente;

  • Botão de compartilhamento de compras no Facebook: cliente pode compartilhar suas compras no Facebook com apenas um clique;

  • Novo “autocomplete” do sistema de busca de Americanas.com, Submarino e Shoptime: resultado mais relevante, com os produtos mais clicados, mais vendidos e mais recentes;

  • Sistema de perguntas e respostas mais frequentes (FAQ) da Americanas.com: oferece resposta rápida às dúvidas mais frequentes dos clientes;

  • Ferramenta de avaliação de produtos: novo processo, mais fácil e rápido;

  • Shoptime: agora os clientes do Shoptime podem ver pelo site a última oferta apresentada na TV, permitindo uma maior interação entre os diferentes canais de venda da marca.


 

REDE DE FORNECEDORES
 

Reforçando as práticas de controle na contratação dos fornecedores que integram a nossa cadeia produtiva, entendemos que a escolha desses parceiros de negócios tem grande importância no planejamento da Companhia e no resultado da nossa atuação. Assim, a adoção de critérios mais rígidos nos contratos novos e nos já firmados tornou-se diretriz incorporada tanto nos códigos de conduta internos como no compromisso internacional firmado por meio do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas.

Adesão ao Pacto Global da ONU Em 2013, a Companhia deu mais um passo muito importante no processo de fortalecimento da gestão de alto padrão de sustentabilidade, ao assinar, no dia 1º de novembro, a adesão ao Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa é uma iniciativa que reúne milhares de empresas ao redor do mundo comprometidas com as melhores práticas corporativas de respeito aos direitos humanos, sobretudo em relação às questões trabalhistas, bem como ao meio ambiente e à ética nos negócios. Temos grande satisfação de fazer parte dessa iniciativa e ressaltamos o nosso compromisso com: 
 

  • O combate ao trabalho compulsório e infantil;

  • A garantia da liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

  • O combate à corrupção;

  • A valorização da diversidade e o combate à discriminação.


 


A partir desse marco, pretendemos avançar ainda mais na trajetória que estamos construindo como Companhia Verde. Como parte dos compromissos assumidos por meio do Pacto Global, relataremos, anualmente, em nosso relatório de sustentabilidade, os progressos alcançados na disseminação de uma cultura corporativa alinhada aos princípios e valores da ONU. 

Dentre as ações, destacam-se o controle de fluxos internos de análise prévia documental e de regularidade do fornecedor e cadastro em banco de dados interno, além de auditoria com a criação de indicadores que auxiliam o controle e a avaliação dos contratos de fornecimento. Os critérios que serão utilizados incluem graus de criticidade da estrutura do fornecedor, análise do cumprimento das conformidades e estipulação de planos de ação para solução de todas as inconformidades. 

Outro aspecto extremamente relevante da nossa gestão visa à difusão de princípios de proteção e valorização dos direitos humanos, incluídos nos contratos, contribuindo, assim, para a erradicação de qualquer forma de trabalho forçado ou em condições contrárias à dignidade humana na cadeia produtiva. Para isso, adotamos cláusulas específicas e há previsão de medidas punitivas, como multas e descredenciamento imediato, em caso de descumprimento. 

A Companhia apoia diversas iniciativas de entes, privados e públicos, engajados na identificação dos riscos e potenciais impactos de violação dos direitos humanos associados às suas atividades. Incentivamos a realização de auditorias, além de ações de fiscalização internas e externas, de forma a inibir quaisquer práticas contrárias às expectativas dos demais públicos de interesse relacionados aos nossos negócios. 

GESTÃO DE GENTE
 


Pessoas que fazem a diferença

Para alcançarmos a meta de ser a empresa mais querida da América Latina, precisamos de pessoas comprometidas com esse objetivo. Para termos ao nosso lado as melhores pessoas, investimos constantemente para o melhor desenvolvimento e aprimoramento do nosso time. Identificamos, no mercado, os profissionais com características essenciais ao nosso jeito de fazer negócios: capacidade de superação de metas, paixão por tecnologia e coragem para enfrentar desafios. Também valorizamos aqueles que se comportam como donos do negócio e que colocam o cliente sempre em primeiro lugar.

Capacitação essencial

Aprimorar talentos e promover habilidades como liderança, orientação para resultados e visão estratégica exigem capacitação permanente

A construção de um ambiente de trabalho motivador requer, entre outros fatores, ações de valorização de talentos e aprimoramento permanente. Sob esse aspecto, oferecemos diversos programas de treinamento que contribuem para o desenvolvimento profissional de nossos associados e para a disseminação da nossa cultura.

Os princípios norteadores da Companhia inspiram os nossos programas de desenvolvimento de gente, que, por sua vez, estão estruturados nos três pilares apresentados a seguir.

Método

O Pilar Método tem como principal objetivo disseminar e incorporar, no dia a dia dos associados de todos os níveis, práticas e ferramentas de gestão, sistematizando, assim, nossa forma de resolver problemas e atingir metas e melhorando nossa capacidade de análise e tomada de decisão com base em fatos e dados.

Pessoas

O Pilar Pessoas, por conta de sua complexidade, importância e abrangência, é subdividido nas frentes de cultura, prática de liderar e relação com a sociedade.

Em Cultura, nosso objetivo é disseminar a Cultura, os Valores e os Princípios da Companhia, fortalecendo, assim, atitudes e comportamentos que são “o pano de fundo” do nosso Sistema de Gestão e que ajudam na conquista do nosso sonho.

Em Prática de Liderar, buscamos formar os líderes da Companhia de modo que alcancem resultados por meio de suas equipes, sempre com a certeza de que “Liderar é bater metas consistentemente, com o time e fazendo certo”.

Na frente Relação com a Sociedade, compartilhamos e engajamos os associados nas práticas de desenvolvimento sustentável da Companhia, para que sejamos cada vez mais reconhecidos pela sociedade como uma companhia social e ecologicamente responsável.

Resultado

O objetivo do Pilar Resultado é alcançar melhorias no desempenho de todas as áreas (Comercial/Marketing, Operações e Apoio), por meio da capacitação dos associados nos padrões de execução dos processos e atividades e do desenvolvimento das competências necessárias para cada função.

Investindo em talentos

Por meio de cursos e treinamentos, temos contribuído para elevar continuamente o grau de conhecimento dos nossos executivos.

Nossas universidades corporativas estão sediadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Como parte das atividades, temos um time dedicado que também produz conteúdo educativo internamente e buscamos apoio didático das melhores universidades do Brasil e do mundo – incluindo Harvard e Stanford (Estados Unidos).

Em 2013, um dos nossos maiores investimentos foi em treinamentos para a alta gestão, no qual podemos destacar a presença de um professor de Harvard que passou alguns dias, na nossa sede do RJ, desenvolvendo e aprimorando as técnicas e estratégias da nossa companhia com o nosso time de gerentes.

Como diferencial de Gestão de Gente, formamos os nossos talentos dentro de casa, por meio de programas de estágio, trainee e novos talentos que se dedicam ao aprofundamento nas questões de maior relevância para os negócios digitais. Essas iniciativas são consideradas as principais portas de entrada na Companhia. Tanto que a maioria dos nossos diretores ingressou por meio de oportunidades como essas que oferecemos e aqui eles vêm desenvolvendo carreiras de sucesso.

Além dos benefícios obrigatórios por legislação, na B2W Digital oferecemos para os associados vale-alimentação, plano de saúde e desconto na compra de produtos nos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime. A preocupação com os nossos profissionais também envolve outros diferenciais. Nesse aspecto, mantemos convênios com as melhores academias, além de parcerias com restaurantes, cursos de idiomas e as universidades mais conceituadas.

Você Sabia?
 

  • Em 2013, o quadro funcional da B2W foi formado por 10.017 associados, sendo 6.392 mulheres e 3.625 homens. Todos os nossos profissionais cumprem jornada integral e têm contrato de trabalho por tempo indeterminado.

  • Entendemos que, para promover a igualdade entre homens e mulheres e garantir que políticas salariais de contratação e promoção eliminem toda possibilidade de discriminação relativa a sexo, a maior vertente da Companhia para desenvolvimento e promoção das pessoas é a meritocracia. Dessa forma, todo o nosso time tem as mesmas oportunidades, e ficamos muito felizes em saber que, por mérito de cada uma, a mulher está presente em todos os níveis hierárquicos da Companhia – Conselho de Administração, presidência, diretoria e gerência, e ainda é maioria no nosso quadro geral.

  • Para gerar maior bem-estar aos nossos associados, priorizamos a contratação de profissionais que sejam moradores das regiões do entorno das unidades. Assim, em 2013 a maior parte dos funcionários contratados pela Companhia, assim como aqueles da alta gerência (diretores e gerentes), era de suas respectivas regiões.

  • O DAP – Departamento de Administração de Pessoal – está disponível o ano inteiro para sanar quaisquer dúvidas dos associados em relação à liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva. Suas dúvidas permanecerão apenas entre você e o DAP, o direito ao sigilo é garantido para quem desejar.


 

GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

Companhia Verde

Sabemos que conciliar o desempenho econômico com ações de desenvolvimento social e redução dos impactos ambientais é um desafio 

Nossos esforços para ampliar e fortalecer as melhores práticas de gestão para a sustentabilidade têm como forte aliado o projeto Companhia Verde. Desde que esse conceito foi criado, em 2007, temos avançado, permanentemente, na busca de soluções para a redução dos impactos ambientais das nossas atividades. 

Um dos grandes avanços se refere à importância que o tema conquistou dentro da própria Companhia, onde foi criada a Diretoria de Sustentabilidade, que se reporta ao mais alto nível de gestão corporativa. Uma área estruturada para apoiar essa importante diretriz tem contribuído para ampliar o alcance das nossas ações em prol do desenvolvimento social e do crescimento econômico nas localidades onde atuamos. As experiências e os melhores resultados alcançados estão destacados neste capítulo. 

Com o apoio da Diretoria de Sustentabilidade, que tem uma equipe inteiramente dedicada aos objetivos da Companhia Verde, atuamos pelo engajamento de todos os associados e disseminamos a consciência ambiental, por meio de diversas ações educativas e de ferramentas de gestão. 

Reconhecemos a existência de diferentes stakeholders dentro do setor no qual estamos inseridos. Por isso, temos como objetivo estabelecer conexões com cada um deles. Para isso, desenvolvemos ações específicas de relacionamento e engajamento dos nossos públicos de interesse. Entendemos que o engajamento de stakeholders, além de ser essencial à implementação de estratégias de sustentabilidade, permeia fortemente um de nossos valores éticos: a transparência. 

Comunicação sustentável 

Um dos pontos positivos das estratégias de atuação da Companhia Verde é o espaço virtual, inserido no site de Relações com Investidores, com objetivo de ampliar a comunicação com os nossos públicos de interesse. Esse canal direto e interativo é um ambiente ideal para disseminar informações sobre as diretrizes corporativas em prol da sustentabilidade. Por meio dele, é possível ter acesso ao nosso inventário de emissões de gases de efeito estufa e à nossa Política Ambiental, ainda pouco difundidos no meio empresarial brasileiro, o que demonstra o posicionamento inovador da companhia. 

Em caso de dúvidas, sugestões e outras questões relacionadas aos temas de interesse dessa área corporativa, é possível entrar em contato com a área de Sustentabilidade por meio do e-mail exclusivo cia.verde@b2wdigital.com. 

Um dos pontos fortes das ações da Companhia Verde é o trabalho de comunicação desenvolvido. Por meio da utilização de diversos canais de difusão de informação, sobretudo de ferramentas digitais, temos como objetivo mobilizar associados, clientes e outros públicos estratégicos em favor de causas de interesse coletivo. Assim, o uso sustentável dos recursos naturais, o consumo consciente e a vida saudável são temas-chave que estiveram presentes nas campanhas e em outras ações de disseminação de informações realizadas em 2013. 

Para saber mais sobre a Companhia Verde, acesse o site: www.companhiaverde.com.br 

Edifício sustentável 

Companhia é primeira e única do setor de e-commerce do país a conquistar o reconhecimento do selo LEED.

Um dos pontos fortes da nossa gestão para a sustentabilidade em 2013 foi concluirmos, em agosto, as instalações do B2W Inovação e Tecnologia (BIT), novo prédio da B2W, localizado no Rio de Janeiro, que segue os mais altos padrões de qualidade e sustentabilidade. O BIT recebeu certificação LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria "Silver", concedida pelo United States Green Building Council. A Companhia é primeira e única do setor de e-commerce do país a conquistar o reconhecimento. Optamos por essa certificação internacional, que atesta a adoção de melhores práticas ambientais para edificações desde a fase do projeto, passando pelas obras, até o uso predial no longo prazo, por considerarmos que podemos avançar na nossa performance corporativa por meio de soluções ecoeficientes que trarão melhores resultados não só para os nossos negócios, mas para toda a sociedade. 

São muitos os diferenciais associados à nova construção com selo Leed, que também vão além dos padrões tecnológicos de alto nível. Nesse aspecto, um dos pontos fortes no uso das instalações é a ausência de divisórias para separar os associados, o que favorece a interatividade entre as pessoas e facilita a comunicação de todos no dia a dia. 

Do ponto de vista dos padrões de engenharia, são inúmeras as soluções inteligentes adotadas. A começar por 50% da estrutura do edifício composta de materiais reciclados e pela restauração da fachada de forma a preservar a arquitetura do antigo empreendimento. Essas opções resultaram em uma grande economia de materiais e recursos naturais. 

A eficiência energética do novo prédio é garantida de várias formas: pelo uso de lâmpadas fluorescentes T5 – que geram cerca de 5% de economia, bem como pelo sistema inteligente de ar-condicionado, que evita desperdício na refrigeração das dependências do BIT. Contribui com esse objetivo também a ausência de iluminação externa, que, além de eliminar a poluição visual, evita o consumo desnecessário de energia. 

De forma a contribuir para o uso racional de água, nos banheiros foram instalados dispositivos economizadores nas torneiras, como arejadores, restritores de vazão (6 litros/minuto) e válvulas de descarga dual flush. Também foi projetado um sistema de captação e tratamento de água de chuva para aproveitamento nas bacias sanitárias. 

Para incentivar os nossos associados a se deslocarem de forma mais saudável e sustentável em uma cidade que tem enfrentado grandes problemas de mobilidade urbana, o prédio possui bicicletário com dez vagas. A fim de viabilizar a sua utilização e assegurar o bem-estar das equipes, foram construídos vestiários com equipamentos economizadores de água. 

A coleta seletiva é outro item de grande importância e, com a colaboração e conscientização dos nossos associados, conseguimos fazer a destinação correta de todos os resíduos gerados na unidade. 

Assim, as características de design do prédio, somadas às melhores práticas de gestão da unidade, garantem, consequentemente, redução nas emissões de gases de efeito estufa no funcionamento do BIT, onde os investimentos totais foram de mais de R$ 1 milhão. 

Para dar continuidade aos avanços no nosso processo de gestão para a sustentabilidade, em 2014 vamos ter outro prédio com os mesmos padrões, em São Paulo. Também temos como meta reformar todas as nossas unidades administrativas, nos próximos anos, com base nessas diretrizes. 

Contribuição à comunidade

Em 2013, a Companhia participou ativamente de mobilizações que revelaram a importância do sentido de cidadania corporativa, com o intuito de contribuir para uma sociedade mais solidária, sobretudo em situações que exigem respostas urgentes.

Doação de Natal 

Com apoio dos associados, mobilizamos a nossa rede de fornecedores e realizamos a arrecadação de mais de 2 mil cestas e 500 árvores de Natal, que foram doadas a moradores do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A comunidade foi fortemente atingida pelas chuvas que caíram na cidade em dezembro, sofrendo grandes prejuízos materiais. 

A equipe de Sustentabilidade da Companhia entregou as doações pessoalmente ao presidente da associação de moradores. Para todos, ficou o sentimento de satisfação de ter participado da campanha, sobretudo em um período tão significativo do ano. 

Apoio ao Inca

Após a Bienal do Livro, o Submarino doou mais de 1,2 mil livros e 40 pufes ao Instituto Nacional de Câncer (Inca). Os materiais foram utilizados no estande da marca durante o grande evento cultural, realizado no Rio de Janeiro, em setembro, e, assim, ganharam destinação nobre. 

Em apoio ao trabalho de longo alcance social desenvolvido pelo Inca, em 2013 a Companhia também doou mil latas de leite em pó integral, alimento essencial para os pacientes em tratamento nessa instituição. 

Apoio Cultural 

Em 2013, a B2W presenteou seus associados e toda a sociedade com um painel colorido de 70 metros de altura e 30 metros de largura, o maior da cidade, na área portuária do Rio de Janeiro, onde fica a nossa sede. O incentivo cultural veio em um momento oportuno, uma vez que essa região carioca está passando por um processo de revitalização como parte da preparação da cidade que sediará a Copa do Mundo de Futebol 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. 

A obra de cores vibrantes e imagens marcantes, que deu um toque especial à paisagem local, é de autoria do artista plástico Tomaz Viana, o Toz. Ele desenvolveu o grafite com o apoio de uma equipe especializada nessa técnica. 

Assim, com o enorme painel que já chama atenção de quem passa pelo local, contribuímos para brindar a cidade com uma mensagem de paz e alegria, inspirada em uma linguagem de arte urbana cada vez mais apreciada nas metrópoles do Brasil e do mundo. 

Campus Party

Pelo quarto ano consecutivo, o Submarino participou da Campus Party – principal evento de tecnologia, criatividade e cultura digital do mundo. Como e-commerce oficial e patrocinador gold da sétima edição do evento, a Companhia proporcionou aos visitantes assistir uma inédita batalha de robôs (Submarino Ultimate Robot Combat), formada por equipes de engenharia e robótica das principais universidades do País. O estande do Submarino também ofereceu jogos de dança e a oportunidade de experimentar produtos tecnológicos.

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