RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE - FORNECEDORES



APRESENTAÇÃO 

Sabemos a importância de estreitar laços com os nossos públicos de interesse, entre eles os nossos associados. Por isso, realizamos pelo segundo ano consecutivo o nosso Relatório de Sustentabilidade no modelo da Global Reporting Initiative (GRI) – o documento completo pode ser acessado em nosso site de RI: http://www.b2wdigital.com 

Aqui, nesta edição especial do nosso Relatório, você irá encontrar os destaques mais relevantes do ano de 2013 para você, associado, que divide conosco essa conquista! 

MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO 

Diretrizes corporativas orientam nossa gestão para a sustentabilidade 

O ano de 2013 foi de grandes avanços para a B2W Digital. Estamos comprometidos com o fortalecimento de uma gestão corporativa orientada por diretrizes de sustentabilidade e investimos no aprimoramento contínuo de nossos associados, bem como em ferramentas, processos e soluções.

Em 2013, concluímos a primeira etapa do plano de investimentos de três anos (2013, 2014 e 2015), que contemplou quatro aquisições estratégicas: três empresas de tecnologia especializadas em desenvolvimento de sistemas – Uniconsult, Ideais e Tarkena – e uma transportadora especializada em operação para o comércio eletrônico, a Click Rodo. Dando continuidade a nossa estratégia de estarmos cada vez mais próximos dos nossos clientes, iniciamos as operações de três novos Centros de Distribuição (CD’s) nos estados de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro. Atualmente, a Companhia possui sete CDs e outros sete serão abertos até o final de 2015. Com a abertura de novos CDs geramos empregos diretos e indiretos e promovemos o desenvolvimento da região do entorno. Damos sempre preferência à contratação mão-de-obra local. Acreditamos no potencial de crescimento do Brasil e vamos continuar investindo no país.

Estamos muito felizes com os resultados alcançados e sabemos que temos muito mais a contribuir para o desenvolvimento das pessoas, das regiões e do País. 
 

A ADMINISTRAÇÃO 

A B2W DIGITAL

Com um portfólio formado por marcas e negócios diversificados, a B2W Digital é líder em comércio eletrônico na América Latina 

Líder em comércio eletrônico, a B2W Digital foi criada pela fusão entre a Americanas.com e o Submarino, em 2006. Desde então, tem alcançado grandes avanços com o seu modelo único multicanal, multimarca e multinegócios. A Companhia opera por meio de internet, televendas, catálogos, quiosques e televisão. 

Suas ações estão listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa) e registradas no Novo Mercado, reconhecido como o mais alto nível de governança corporativa do Brasil, sob o código de negociação BTOW3. A Lojas Americanas S.A. possui cerca de 62,3% das ações da Companhia. 

A B2W Digital é detentora das marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e SouBarato e das subsidiárias B2W Viagens, Ingresso.com e Submarino Finance. 

Para aprofundar nossa atuação como empresa sustentável de forma relevante para os nossos públicos de relacionamento, realizamos uma pesquisa de materialidade incluindo os nossos fornecedores. Tal pesquisa foi realizada por meio de consultas online e também considerou as respostas de clientes, funcionários, diretores da Companhia e quatro especialistas em sustentabilidade. 

Abaixo você pode conferir os resultados da pesquisa em nossa Matriz de Materialidade, o eixo interno representa os assuntos mais relevantes dentro da nossa Companhia e o eixo externo aponta os temas de maior importância para a sociedade. 

 

Através do levantamento das percepções da sociedade sobre a nossa atuação, pudemos definir os temas estratégicos que serão tratados de forma prioritária no ano de 2014. Agradecemos a participação dos fornecedores que fizeram parte dessa pesquisa! Para nós é muito importante saber o que você pensa sobre nós e entender como podemos nos tornar uma empresa ainda melhor. 

PRESENÇA NACIONAL E INTERNACIONAL

Além da sede da Companhia, na cidade do Rio de Janeiro, a estrutura da B2W Digital conta com sete centros de distribuição, instalados nos estados de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Entretanto, a sua presença vai além do território nacional. A Ingresso.com tem atuação na Argentina, no México e no Chile, e a B2W Viagens, na Argentina. 
 

MISSÃO

Realizar os sonhos e atender às necessidades de consumo das pessoas, poupando tempo e dinheiro e superando as suas expectativas.

VISÃO

Ser a maior e mais querida companhia digital da América Latina.

VALORES

Ter as melhores pessoas;
Ser um bom “Dono do Negócio”;
Buscar a excelência na operação;
Ter foco no cliente;
Delta – Fazer mais e melhor a cada dia;
Ser obcecado por resultados.

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS

Melhor time digital do Brasil;
Plataforma Tecnológica e Logística;
Baixo custo operacional;
Grande variedade de produtos;
Modelo de gestão;
Qualidade de serviços;
Administração experiente e com visão estratégica;

PORTFÓLIO DIVERSIFICADO

Ampliamos gradativamente as nossas frentes de atuação, motivados principalmente pela expansão do acesso às tecnologias digitais.

Americanas.com

A maior loja. Os menores preços.

Desde 1999, a Americanas.com é a maior e mais completa loja online da América Latina. A marca, eleita pelos consumidores como a nº 1 em atendimento, oferece mais de 500 mil produtos, que podem ser adquiridos por site, televendas ou nos mais de 700 quiosques instalados dentro da Lojas Americanas. Além disso, seus serviços de entrega, viagens, mobile app e B2B, entre vários outros, contribuem para uma experiência de compra única e cada vez mais completa.

Submarino

Os produtos que você curte e o melhor serviço da internet.

O Submarino – loja online pioneira e referência em tecnologia e inovação – oferece mais de 30 categorias de produtos por meio de internet, televendas, mobile e catálogos, com ênfase na venda de livros, games, DVDs, eletrônicos, informática, telefonia, moda e serviços online. Além disso, o Submarino vem se consolidando em outros serviços, como Submarino Viagens, serviços de B2B e Cartão Submarino.

Shoptime

Produtos exclusivos e demonstração ao vivo.

O Shoptime é o primeiro canal brasileiro de vendas pela TV e opera via internet, catálogo e televendas. O foco da marca está na integração entre seus diferentes canais de venda, com o objetivo de proporcionar a seus clientes a melhor experiência de compra. O sortimento do Shoptime tem ênfase nos produtos para a casa, com suas quatro marcas próprias: ¬Casa & Conforto, Fun Kitchen, La Cuisine e Life Zone.

SouBarato

O SouBarato é o outlet da B2W Digital, que oferece grande variedade de produtos das melhores marcas, com preços promocionais, abaixo da média do mercado. O site vende produtos novos e reembalados, em perfeitas condições, com descontos de até 70%. Lançado no final de 2011, o SouBarato apresenta sortimento amplo e variado, com mais de 20 categorias, como smartphones e celulares, informática, TVs e eletroeletrônicos.

B2W Viagens

A B2W Viagens atua por meio das marcas Americanas Viagens, Shoptime Viagens, Milevo, Submarino Viajes e Submarino Viagens, marca que foi premiada pelo voto popular, em 2013, como tricampeã de melhor atendimento ao consumidor e Melhor Agência de Viagens Online do País. Os sites da B2W Viagens possuem parceria com mais de 750 companhias aéreas, 200 mil hotéis e 4 mil atrações em todo o mundo.

Ingresso.com

Líder brasileira em vendas de ingressos pela internet, com mais de 5 milhões de clientes, a Ingresso.com oferece a comodidade de garantir ingressos por meio de site, televendas e aplicativos para iPhone, Android e Facebook. Além de liderar o mundo virtual, seu novo software, Arena, lançado em 2013, chega como a ferramenta de gestão estratégica mais inteligente do mercado, permitindo consolidar ainda mais sua presença nas maiores bilheterias do País.

Submarino Finance

A Submarino Finance oferece o Cartão Submarino Mastercard, que tem vantagens especiais no Submarino, como descontos e parcelamentos exclusivos, limite de crédito diferenciado e um programa de fidelidade, o Programa Léguas. Ao longo de 2013, atingimos a marca de mais de 830 mil cartões e participação de 38% nas vendas do Submarino.

INVESTIMENTO, LOGÍSTICA E TECNOLOGIA

Adotamos um plano de investimentos que tem por principal objetivo viabilizar o crescimento e a melhoria de nossas operações. 

Durante o triênio de 2013, 2014 e 2015, a Companhia vai investir mais de R$ 1 bilhão em logística, tecnologia e inovação, com a abertura de, no mínimo, dez novos centros de distribuição. 

A B2W Digital vem investindo constantemente na otimização dos seus sistemas logísticos e na sua cadeia de distribuição. 

Em linha com o seu plano de investimentos, adquiriu a transportadora Click Rodo Entregas Ltda., empresa que possui a melhor operação de delivery de comércio eletrônico do Brasil. 

Com o objetivo de estar mais próxima do cliente e oferecer o melhor serviço de entrega, a B2W Digital abriu, durante o mês de outubro, três novos centros de distribuição (SP, MG e PE), aumentando a capacidade de armazenagem total da Companhia em 60%. Com esse movimento, três centros de distribuição de menor capacidade, localizados nos mesmos estados, foram substituídos. Atualmente, a B2W opera com sete CDs (SP, RJ, MG e PE). Em linha com o plano de investimento anunciado, serão abertos, no mínimo, sete novos CDs até o fim de 2015. 

Além disso, a Companhia estabeleceu alianças estratégicas com os principais transportadores do País, garantindo o compromisso conjunto de oferecer o melhor nível de serviço aos clientes. 

Em linha com o plano de investimentos e com a estratégia de ser uma referência no mercado de tecnologia e internet, a B2W Digital adquiriu, no ano de 2013, três empresas de tecnologia especializadas em desenvolvimento de sistemas e soluções para comércio eletrônico. Com isso, a Companhia dobrou o seu time de tecnologia/internet, que é o maior da América Latina e conta atualmente com mais de 600 engenheiros. A seguir estão os principais destaques das empresas adquiridas:

  • Uniconsult: otimização de controle de pedidos (expedição e reversa) e de sistemas para operação de múltiplos centros de distribuição e desenvolvimento de sistemas específicos para operação de market place;

  • Ideais Tecnologia: desenvolvimento e otimização de plataformas de venda online, B2B/BB2C e sistemas mobile;

  • Tarkena: otimização de sistemas de busca e algoritmos para gerenciamento de frete.

 

Os investimentos nas plataformas tecnológicas das áreas de operação e logística, televisão, atendimento e televendas visam à melhoria da qualidade e eficiência das operações da Companhia, a fim de proporcionar uma experiência de compra ainda melhor para os clientes.

No último ano, foram implementados vários projetos envolvendo desde melhorias na estrutura da plataforma tecnológica até novas funcionalidades.

Dentre os projetos lançados recentemente, destacamos:
 

  • Plataforma de web services [B] Seller: plataforma de criação de lojas online e sistemas de backoffice/ERP integrados;

  • Loja online KM de Vantagens: a B2W Digital vai operar a plataforma de comércio eletrônico KM de Vantagens por meio da marca Shoptime;

  • Quatro marcas próprias: Newme, Meemo, Topdesk e Orb, que estão disponíveis nos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime;

  • Novo site do SouBarato: nova identidade visual. Mais dinâmico e interativo;

  • Novo site do Submarino: novas ferramentas, novo layout e mais intuitivo;

  • Novas versões mobile de Americanas.com, Submarino e Shoptime: versões adaptadas a todos os sistemas operacionais de smartphones;

  • Recomendação de produtos na Americanas.com e no Shoptime: recomenda produtos com base no histórico de navegação e de compras do cliente;

  • Botão de compartilhamento de compras no Facebook: cliente pode compartilhar suas compras no Facebook com apenas um clique;

  • Novo “autocomplete” do sistema de busca de Americanas.com, Submarino e Shoptime: resultado mais relevante, com os produtos mais clicados, mais vendidos e mais recentes;

  • Sistema de perguntas e respostas mais frequentes (FAQ) da Americanas.com: oferece resposta rápida às dúvidas mais frequentes dos clientes;

  •  

  • Ferramenta de avaliação de produtos: novo processo, mais fácil e rápido;

  • Shoptime: agora os clientes do Shoptime podem ver pelo site a última oferta apresentada na TV, permitindo uma maior interação entre os diferentes canais de venda da marca.

 

CONTROLE DE QUALIDADE


De forma a estabelecer um procedimento que atenda aos padrões de certificação e controle de qualidade de nossos produtos e serviços, em 2014 criaremos um canal de comunicação direto com a Companhia para tratamento das questões ligadas à saúde e à segurança. Com isso, passaremos a contar com um setor específico, que gerenciará as certificações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), implementando fluxos internos de verificação. A iniciativa reforçará o controle das normas administrativas, atuando na prevenção contra eventuais acionamentos, além de servir para fortalecer, reparar e adaptar as necessidades específicas na área de controle de qualidade. 

Em 2013, não tivemos multas significativas ou autuações por não conformidade com leis e regulamentos relacionados à informação e à rotulagem de produtos e serviços. 

REDE DE FORNECEDORES


Reforçando as práticas de controle na contratação dos fornecedores que integram a nossa cadeia produtiva, entendemos que a escolha desses parceiros de negócios tem grande importância no planejamento da Companhia e no resultado da nossa atuação. Assim, a adoção de critérios mais rígidos nos contratos novos e nos já firmados tornou-se diretriz incorporada tanto nos códigos de conduta internos como no compromisso internacional firmado por meio do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (saiba mais no box ao lado). 

Dentre as ações, destacam-se o controle de fluxos internos de análise prévia documental e de regularidade do fornecedor e cadastro em banco de dados interno, além de auditoria com a criação de indicadores que auxiliam o controle e a avaliação dos contratos de fornecimento. Os critérios que serão utilizados incluem graus de criticidade da estrutura do fornecedor, análise do cumprimento das conformidades e estipulação de planos de ação para solução de todas as inconformidades. 

Outro aspecto extremamente relevante da nossa gestão visa à difusão de princípios de proteção e valorização dos direitos humanos, incluídos nos contratos, contribuindo, assim, para a erradicação de qualquer forma de trabalho forçado ou em condições contrárias à dignidade humana na cadeia produtiva. Para isso, adotamos cláusulas específicas e há previsão de medidas punitivas, como multas e descredenciamento imediato, em caso de descumprimento. 

A Companhia apoia diversas iniciativas de entes, privados e públicos, engajados na identificação dos riscos e potenciais impactos de violação dos direitos humanos associados às suas atividades. Incentivamos a realização de auditorias, além de ações de fiscalização internas e externas, de forma a inibir quaisquer práticas contrárias às expectativas dos demais públicos de interesse relacionados aos nossos negócios. 

Adesão ao Pacto Global 

Em 2013, a Companhia deu mais um passo muito importante no processo de fortalecimento da gestão de alto padrão de sustentabilidade, ao assinar, no dia 1º de novembro, a adesão ao Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa é uma iniciativa que reúne milhares de empresas ao redor do mundo comprometidas com as melhores práticas corporativas de respeito aos direitos humanos, sobretudo em relação às questões trabalhistas, bem como ao meio ambiente e à ética nos negócios. Temos grande satisfação de fazer parte dessa iniciativa e ressaltamos o nosso compromisso com:

  • O combate ao trabalho compulsório e infantil;

  • A garantia da liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

  • O combate à corrupção;

  • A valorização da diversidade e o combate à discriminação.

 

A partir desse marco, pretendemos avançar ainda mais na trajetória que estamos construindo como Companhia Verde. Como parte dos compromissos assumidos por meio do Pacto Global, relataremos, anualmente, em nosso relatório de sustentabilidade, os progressos alcançados na disseminação de uma cultura corporativa alinhada aos princípios e valores da ONU. 

Em 2013, a Companhia registrou, sob o ponto de vista operacional consolidado, uma receita líquida de aproximadamente R$ 6 bilhões, representando crescimento de 26,5%, quando comparado ao ano anterior. 

Ao longo do ano, importantes medidas possibilitaram que a Companhia se aproximasse do objetivo de estar mais próximo dos clientes, oferecendo a melhor experiência de compra, o melhor serviço de entrega e o melhor atendimento. Em 2013, foram abertos três novos centros de distribuição, totalizando sete CDs, e pelo menos outros sete serão abertos até o fim de 2015. 

Como recompensa à mobilização de toda a Companhia em oferecer a melhor experiência digital ao cliente, em 2013 a B2W conquistou os principais prêmios do mercado, tais como: quatro prêmios no Época Reclame Aqui – As Melhores Empresas para o Consumidor e o Prêmio Top of Mind Internet, pelo sétimo ano consecutivo. Essas conquistas ratificam a posição da Companhia como a nº 1 em atendimento ao cliente. 

GESTÃO SOCIOAMBIENTAL


Nossos esforços para ampliar e fortalecer as melhores práticas de gestão para a sustentabilidade têm como forte aliado o projeto Companhia Verde. Desde que esse conceito foi criado, em 2007, temos avançado, permanentemente, na busca de soluções para a redução dos impactos ambientais das nossas atividades. 

Um dos grandes avanços se refere à importância que o tema conquistou dentro da própria Companhia, onde foi criada a Diretoria de Sustentabilidade, que se reporta ao mais alto nível de gestão corporativa. Uma área estruturada para apoiar essa importante diretriz tem contribuído para ampliar o alcance das nossas ações em prol do desenvolvimento social e do crescimento econômico nas localidades onde atuamos. As experiências e os melhores resultados alcançados estão destacados neste capítulo. 

Com o apoio da Diretoria de Sustentabilidade, que tem uma equipe inteiramente dedicada aos objetivos da Companhia Verde, atuamos pelo engajamento de todos os associados e disseminamos a consciência ambiental, por meio de diversas ações educativas e de ferramentas de gestão. 

Reconhecemos a existência de diferentes stakeholders dentro do setor no qual estamos inseridos. Por isso, temos como objetivo estabelecer conexões com cada um deles. Para isso, desenvolvemos ações específicas de relacionamento e engajamento dos nossos públicos de interesse. 

Entendemos que o engajamento de stakeholders, além de ser essencial à implementação de estratégias de sustentabilidade, permeia fortemente um de nossos valores éticos: a transparência. 

OPORTUNIDADES NA ECOEFICIÊNCIA


Companhia é primeira e única do setor de e-commerce do país a conquistar o reconhecimento do selo LEED. 

Edifício sustentável

Um dos pontos fortes da nossa gestão para a sustentabilidade em 2013 foi concluirmos, em agosto, as instalações do B2W Inovação e Tecnologia (BIT), novo prédio da B2W, localizado no Rio de Janeiro, que segue os mais altos padrões de qualidade e sustentabilidade. O BIT recebeu certificação LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria "Silver", concedida pelo United States Green Building Council. Companhia é primeira e única do setor de e-commerce do país a conquistar o reconhecimento. Optamos por essa certificação internacional, que atesta a adoção de melhores práticas ambientais para edificações desde a fase do projeto, passando pelas obras, até o uso predial no longo prazo, por considerarmos que podemos avançar na nossa performance corporativa por meio de soluções ecoeficientes que trarão melhores resultados não só para os nossos negócios, mas para toda a sociedade.

Com a certificação Leed Silver para o BIT, uma das poucas iniciativas com base no selo verde já consolidadas na cidade, também atendemos às expectativas dos nossos stakeholders, que mencionaram esse padrão internacional como um dos temas mais relevantes do nosso negócio dentro do nosso processo de materialidade.

São muitos os diferenciais associados à nova construção com selo Leed, que também vão além dos padrões tecnológicos de alto nível. Nesse aspecto, um dos pontos fortes no uso das instalações é a ausência de divisórias para separar os associados, o que favorece a interatividade entre as pessoas e facilita a comunicação de todos no dia a dia.

Do ponto de vista dos padrões de engenharia, são inúmeras as soluções inteligentes adotadas. A começar por 50% da estrutura do edifício composta de materiais reciclados e pela restauração da fachada de forma a preservar a arquitetura do antigo empreendimento. Essas opções resultaram em uma grande economia de materiais e recursos naturais.

A eficiência energética do novo prédio é garantida de várias formas: pelo uso de lâmpadas fluorescentes T5 – que geram cerca de 5% de economia, bem como pelo sistema inteligente de ar-condicionado, que evita desperdício na refrigeração das dependências do BIT. Contribui com esse objetivo também a ausência de iluminação externa, que, além de eliminar a poluição visual, evita o consumo desnecessário de energia.

De forma a contribuir para o uso racional de água, nos banheiros foram instalados dispositivos economizadores nas torneiras, como arejadores, restritores de vazão (6 litros/minuto) e válvulas de descarga dual flush. Também foi projetado um sistema de captação e tratamento de água de chuva para aproveitamento nas bacias sanitárias.

Para incentivar os nossos associados a se deslocarem de forma mais saudável e sustentável em uma cidade que tem enfrentado grandes problemas de mobilidade urbana, o prédio possui bicicletário com dez vagas. A fim de viabilizar a sua utilização e assegurar o bem-estar das equipes, foram construídos vestiários com equipamentos economizadores de água. Os chuveiros possuem vazão máxima de 8 litros/minuto.

A coleta seletiva é outro item de grande importância e, com a colaboração e conscientização dos nossos associados, conseguimos fazer a destinação correta de todos os resíduos gerados na unidade.

Assim, as características de design do prédio, somadas às melhores práticas de gestão da unidade, garantem, consequentemente, redução nas emissões de gases de efeito estufa no funcionamento do BIT, onde os investimentos totais foram de mais de R$ 1 milhão.

Para dar continuidade aos avanços no nosso processo de gestão para a sustentabilidade, em 2014 vamos ter outro prédio com os mesmos padrões, em São Paulo. Também temos como meta reformar todas as nossas unidades administrativas, nos próximos anos, com base nessas diretrizes.

Contribuição à comunidade

Em 2013, a Companhia participou ativamente de mobilizações que revelaram a importância do sentido de cidadania corporativa, com o intuito de contribuir para uma sociedade mais solidária, sobretudo em situações que exigem respostas urgentes.

Doação de Natal

Com apoio dos associados, mobilizamos a nossa rede de fornecedores e realizamos a arrecadação de mais de 2 mil cestas e 500 árvores de Natal, que foram doadas a moradores do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A comunidade foi fortemente atingida pelas chuvas que caíram na cidade em dezembro, sofrendo grandes prejuízos materiais.

A equipe de Sustentabilidade da Companhia entregou as doações pessoalmente ao presidente da associação de moradores. Para todos, ficou o sentimento de satisfação de ter participado da campanha, sobretudo em um período tão significativo do ano.

Apoio ao Inca

Após a Bienal do Livro, o Submarino doou mais de 1,2 mil livros e 40 pufes ao Instituto Nacional de Câncer (Inca). Os materiais foram utilizados no estande da marca durante o grande evento cultural, realizado no Rio de Janeiro, em setembro, e, assim, ganharam destinação nobre.

Em apoio ao trabalho de longo alcance social desenvolvido pelo Inca, em 2013 a Companhia também doou mil latas de leite em pó integral, alimento essencial para os pacientes em tratamento nessa instituição.

Apoio cultural

Em 2013, a B2W presenteou seus associados e toda a sociedade com um painel colorido de 70 metros de altura e 30 metros de largura, o maior da cidade, na área portuária do Rio de Janeiro, onde fica a nossa sede. O incentivo cultural veio em um momento oportuno, uma vez que essa região carioca está passando por um processo de revitalização como parte da preparação da cidade que sediará a Copa do Mundo de Futebol 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

A obra de cores vibrantes e imagens marcantes, que deu um toque especial à paisagem local, é de autoria do artista plástico Tomaz Viana, o Toz. Ele desenvolveu o grafite com o apoio de uma equipe especializada nessa técnica.

Assim, com o enorme painel que já chama atenção de quem passa pelo local, contribuímos para brindar a cidade com uma mensagem de paz e alegria, inspirada em uma linguagem de arte urbana cada vez mais apreciada nas metrópoles do Brasil e do mundo.

Campus Party

Pelo quarto ano consecutivo, o Submarino participou da Campus Party – principal evento de tecnologia, criatividade e cultura digital do mundo. Como e-commerce oficial e patrocinador gold da sétima edição do evento, a Companhia proporcionou aos visitantes assistir uma inédita batalha de robôs (Submarino Ultimate Robot Combat), formada por equipes de engenharia e robótica das principais universidades do País. O estande do Submarino também ofereceu jogos de dança e a oportunidade de experimentar produtos tecnológicos.

CONTATO

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

logo b2w